Conselhos de Odontologia mobilizam agenda nacional em homenagem ao Dia do Cirurgião-Dentista

Os Conselhos Regionais de Odontologia de todo o Brasil mobilizam nesta semana – de 21 a 25 de outubro – programação especial em homenagem aos Cirurgiões-Dentistas. Em alguns CROs, as atividades iniciaram no início de outubro e seguem até o fim deste mês. A agenda prevê ações voltadas para a valorização da categoria, bem como pensadas para proteção da saúde bucal da população.

Além da programação nos estados promovida pelos CROs, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) preparou a Campanha Nacional em Homenagem aos Cirurgiões-Dentistas, para exposição também nesta semana, que antecede o Dia do Cirurgião-Dentista, 25 de outubro, e marca o Dia Nacional da Saúde Bucal, na mesma data. O cronograma apresentará matérias especiais, depoimentos em vídeo de pacientes que tiveram a vida transformada por meio da assistência odontológica, artes para as redes sociais e vídeo em homenagem aos profissionais.

No Acre, o Conselho Regional de Odontologia realizará, no dia 1º de novembro, o Encontro de Atualização Profissional, com o tema “Legislação x Odontologia e suas expectativas para o futuro promissor: Como publicar sem ferir o Código de Ética e Recuperação estética de sorriso, técnicas diretas e indiretas”. O conteúdo é voltado exclusivamente para os Cirurgiões-Dentistas, com foco, inclusive, para a Resolução CFO 196/2019, que autoriza a divulgação de autoretratos (selfie) e de imagens relativas ao diagnóstico e ao resultado final de tratamentos odontológicos, e dá outras providências. Clique aqui e confira a programação completa.

Em Alagoas, o Conselho Regional de Odontologia realizará, de 21 a 25 de outubro, a Semana Odontológica composta por vários eventos nas cidades de Maceió e Arapiraca. As atividades contarão com cursos para Cirurgiões-Dentistas, palestras acadêmicas, ações externas para a população local e uma homenagem aos três Cirurgiões-Dentistas que mais contribuíram para excelência da Odontologia no estado. Muito além de homenagear os Cirurgiões-Dentistas, o CRO-AL integra a participação de Auxiliares de Saúde Bucal da rede pública de saúde nas atividades externas à comunidade, enquanto equipe de saúde bucal. Clique aqui e confira a programação completa.

No Amapá, o Conselho Regional de Odontologia realizará palestras, curso e baile em homenagem aos Cirurgiões-Dentistas do Estado, no dia 25 de outubro. No total serão sete palestras, desde “Atendimento Humanizado para Excelência nos Resultados”, às 8h até “A era digital na Odontologia”, às 18h. A agenda segue no dia 26 de outubro, com o curso “O manejo ortodôntico de casos complexos ao som da eficiência”. Por fim, na noite da mesma data, está prevista o Baile do Cirurgião-Dentista, às 21h. Clique aqui e confira a programação completa.

No Amazonas, o Conselho Regional de Odontologia realizará, no dia 22 de outubro, a entrega da Medalha Rubim Sá aos Cirurgiões-Dentistas, considerada a maior honraria destinada aos profissionais de Odontologia do Estado, em cerimônia no Teatro Amazonas. O evento estará aberto para todos os Cirurgiões-Dentistas inscritos no CRO-AM e acontece em parceria com a instituição de crianças carentes de Manaus, com doação de uma lata de leite em pó por participante. Clique aqui e confira a programação completa.

Na Bahia, o Conselho Regional de Odontologia realizará no dia 24 de outubro solenidade comemorativa, em parceira com a Associação Brasileira de Odontologia da Bahia (ABO-BA), com entrega de certificados de inscrições remidas. No dia 25 de outubro, a programação segue com a 3ª Jornada Interinstitucional em Odontologia de Feira de Santana. Por fim, a agenda encerra no dia 29 de outubro, com audiência pública na Comissão de Saúde e Saneamento na Assembleia Legislativa da Bahia. Clique aqui e confira a programação completa.

No Ceará, o Conselho Regional de Odontologia realizará solenidades em homenagem ao Dia do Cirurgião-Dentista e de Entrega dos Diplomas dos Inscritos Remidos, nos dias 24 e 25 de outubro. Os eventos acontecerão na sede de Fortaleza, a partir das 9h e na Delegacia do Cariri, cidade de Juazeiro do Norte, a partir das 19h, respectivamente. Clique aqui e confira a programação completa.

No Distrito Federal, o Conselho Regional de Odontologia do Distrito Federal iniciou a agenda no dia 19 de outubro, com confraternização em homenagem ao Dia do Cirurgião-Dentista, com apoio das entidades odontológicas do DF. A programação do CRO segue com diversas ações sociais em Unidades de Acolhimento para Mulheres, Famílias e Idosos nesta semana – de 21 a 25 de outubro. Ainda acontecerá em parceria com o CRO-DF, o Congresso Brasileiro de Especialidades Odontológicas, nos dias 25 e 26 de outubro. No dia 25 de outubro acontece, ainda, Sessão Solene em homenagem ao Dia do Cirurgião-Dentista, no Senado Federal. Clique aqui para conferir locais e horários.

No Espírito Santo, o Conselho Regional do Espírito Santo inicia a programação com palestra voltada para a categoria, com o tema “Estética do sorriso e da harmonia facial”, no dia 21 de outubro. No dia 24 de outubro, acontece também, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, Sessão Solene do Dia do Cirurgião-Dentista com entrega de medalhas aos profissionais e instituições odontológicas que tiveram reconhecimento do poder público estadual. Na mesma ocasião, o CRO-ES entregará os certificados de inscrição remida aos profissionais que completaram setenta anos de idade sem nunca terem sofrido qualquer penalidade por infração ética. Clique aqui e confera a programação completa.

Em Goiás, o Conselho Regional de Odontologia homenageará os Cirurgiões-Dentistas de todo o estado. A programação iniciou no dia 16 de outubro, na Câmara Municipal de São Luís dos Montes, e seguiu em Itumbiara, no dia 18 de outubro. Na Câmara Municipal de Mossâmedes, a homenagem acontece no dia 23 de outubro. Como encerramento, a programação prevê palestra do Presidente do CRO-GO, Renerson Gomes dos Santos “Legislação X Odontologia e sua expectativa para o futuro promissor”. Clique aqui e confira a programação completa.

No Maranhão, o Conselho Regional de Odontologia prevê diversas ações durante toda a semana que antecede o Dia Nacional do Cirurgião-Dentista. O período contará com palestras na cidade de Balsas e São Luís, inauguração de novas estruturas do CRO em Imperatriz e um jantar comemorativo na noite de 25 de outubro. Além disso, ocorrerão ações sociais de saúde bucal voltadas para a população entre os dias 28 e 31 de outubro. Para conferir a programação completa, clique aqui.

Em Mato Grosso, o Conselho Regional de Odontologia realizará a Oficina de Saúde Bucal, entre os dias 22 e 24 de outubro, com apoio da Secretaria de Saúde do Estado. No dia 23 de outubro, acontece o “Projeto Chame o CRO em Tangará da Serra”, idealizado para informar e capacitar os profissionais e estudantes da área. Além disso, o CRO-MT também realizou a 7ª Corrida de Combate ao Câncer de boca e a 5ª do Cirurgião-Dentista em 13 de outubro. O mês de comemoração será finalizado com um jantar em comemoração ao Dia do Cirurgião-Dentista, em 24 de outubro. Clique aqui para conferir a programação completa.

Em Mato Grosso do Sul, o Conselho Regional de Odontologia realizará a entrega de Título de Inscrição Remida para 26 Cirurgiões-Dentistas pela valorosa contribuição à Odontologia no Estado, em 25 de outubro. A homenagem é concedida aos profissionais que atendem ao requisito de tempo de exercício da profissão sem sofrer algum processo ético durante toda a carreira. Além disso, o CRO-MS realizará de 4 a 8 de novembro, na Semana de Prevenção ao Câncer de Boca, diversas atividades como palestras para os profissionais de Odontologia e campanhas de conscientização por todo o estado. Clique aqui para conferir a programação completa.

Em Minas Gerais, o Conselho Regional de Odontologia iniciou a programação no dia 04 de outubro, com a IV Jornada Odontológica em São Sebastião do Paraíso, na Delegacia: Alfenas. No dia 18 de outubro, a agenda seguiu com a Palestra “Farmacologia para o Cirurgião-Dentista”, na Delegacia: Teófilo Otoni. No dia 21 de outubro, foi realizada a Palestra “Doenças Periodontais Agudas”, na Delegacia de Uberlândia. No mesmo local, está prevista a Palestra Noções de Cirurgia Ortognática, no dia 22 de outubro.  A programação segue intensa com atividades até o dia 29 de outubro, em Governador Valadares, Lavras e Belo Horizonte que marca, no dia 26, a entrega pioneira do Prêmio Estadual de Saúde Bucal 2019. Na mesma ocasião acontece a entrega da Medalha de Honra ao Mérito do CRO-MG durante o Baile do Cirurgião-Dentista. A programação completa pode ser conferida clicando aqui.

No Pará, o Conselho Regional de Odontologia inicia a programação da Semana do Cirurgião-Dentista no dia 25 de outubro, e segue com diversas atividades até o dia 1º de novembro. Desde evento desportivo com torneios de tênis e futebol, até reunião com os Coordenadores de Saúde Bucal dos Municípios e do Pará sobre o Futuro da Odontologia na Saúde Pública. No dia 29 de outubro, também acontece palestra destinada aos Cirurgiões-Dentistas Remidos e com mais de 65 anos com o tema “Envelhecimento ativo e saudável”. No Congresso Internacional da Amazônia a agenda prevê a palestra “CRO: Novas atuações, fiscalização e ética”. A programação encerra em 1º de novembro com a Cerimônia do Dia do Cirurgião-Dentista. A programação completa pode ser conferida clicando aqui.

No Paraná, o Conselho Regional de Odontologia realiza, desde o início do mês de outubro, diversos eventos de integração com Cirurgiões-Dentistas do interior – Francisco Beltrão, Campo Morão, Telêmaco Borba, Toledo e Foz do Iguaçu -, com palestras sobre o planejamento das ações do CRO-PR e também palestras clínicas. O CRO-PR também contribuiu com a realização da programação científica do XIV Congresso Internacional de Odontologia do Paraná (CIOPAR), realizado de 16 a 18 de outubro, em que foram desenvolvidos quatro fóruns: harmonização orofacial; planos odontológicos; práticas integrativas; e odontologia hospitalar. Além da entrega dos prêmios estaduais e nacional de saúde bucal aos municípios que mais investiram na implantação e efetivação em políticas públicas de saúde bucal, em parceira com o CFO. No dia 19 de outubro, no Jantar de integração em Curitiba, foram entregues os Diplomas dos Inscritos Remidos, assim como serão entregues aos Cirurgiões-Dentistas no interior do Estado. Clique aqui e confira a programação completa.

Na Paraíba, o Conselho Regional de Odontologia elaborou a programação aos acadêmicos do curso de Odontologia e Cirurgiões-Dentistas por meio da Jornada Odontológica, em Cajazeiras, com ampla programação de 10 de outubro até 12 de outubro. O cronograma contou com agenda científica e cursos de Odontologia Estética, Harmonização Orofacial e Execução de Próteses. A Jornada faz parte do Programa de Educação Continuada, com inscrições gratuitas para os profissionais da Odontologia. Confira a divulgação clicando aqui.

Em Pernambuco, o Conselho Regional de Odontologia inicia integra a programação científica do 24º Congresso Pernambucano de Odontologia, no Centro de Convenções do Estado, de 23 a 25 de outubro. Em seguida, no dia 25 de outubro, o CRO-PE realiza a “Ação Social de Saúde Bucal”, em conjunto com a prefeitura da cidade, com informações sobre prevenção, escovação, aplicação de flúor, entrega de kits de saúde bucal, entre outas iniciativas. Na mesma data, no período da noite, o Conselho realizará uma solenidade comemorativa em alusão ao Dia do Cirurgião-Dentista, em Recife. A agenda encerra no dia 29 de outubro, na Secretaria Estadual de Saúde, com o evento “O papel do Cirurgião-Dentista no enfrentamento à Sífilis”. Clique aqui e confira a programação completa.

No Piauí, o Conselho Regional de Odontologia realizará diversas ações com agenda itinerante em várias cidades do estado, durante os dias 24 e 30 de outubro. A programação inicia no dia 24 de outubro, nas cidades de Piripiri e Barras, com palestras sobre “Urgência e emergência em Odontologia” e “restaurações com resinas compostas: estabelecendo a função estética”. Em Paranaíba, será realizada uma palestra educativa para valorização da odontologia aberta ao público no dia 24 e solenidade de comemoração ao Dia do Cirurgião-Dentista em 25 de outubro. Em São Raimundo Nonato, em 26 de outubro, acontecerá uma ação social com entrega de kits de higiene bucal para a população carente, além da solenidade. Finalizando o cronograma, acontecerá no dia 30 de outubro, em Teresina, solenidade de alusão ao Dia do Cirurgião-Dentista, na Assembleia Legislativa do Estado. Confira a programação completa aqui.

No Rio Grande do Norte, o Conselho Regional de Odontologia realizará, no dia 24 de outubro, em sua sede, solenidade de entrega do Prêmio Estadual de Saúde Bucal aos municípios vencedores nesta etapa – Currais Novos, Macaíba, e Parnamirim –, bem como ao município de Lucrécia (RN), 3º lugar na categoria até 20 mil habitantes na macrorregião Nordeste, do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal 2019. A semana encerra com um almoço em comemoração ao Dia do Cirurgião-Dentista, no dia 26 de outubro às 13h. Confira a programação completa aqui.

No Rio Grande do Sul, o Conselho Regional de Odontologia realizará, no dia 25 de outubro, a solenidade de entrega do certificado de inscrição remida, concedido aos Cirurgiões-Dentistas que completaram 70 anos sem nunca terem sofrido qualquer penalidade por infração ética. Na ocasião, também será realizada a entrega da Honra ao Mérito da Odontologia Gaúcha. Confira a programação completa aqui.

No Rio de Janeiro, o Conselho Regional de Odontologia participará da solenidade na Câmara Municipal de Vereadores do Rio de Janeiro, em 25 de outubro, com entrega de medalhas, em homenagem aos Cirurgiões-Dentistas que mais contribuíram com a Odontologia do Estado. No dia 24 de outubro acontecerá o encerramento da I Olimpíada Odontológica, idealizada pelo CRO-RJ. A disputa foi iniciada há dois meses com participação de 14 Instituições de Ensino Superior inscritas, do total de 17 em todo o Estado. A grande final acontece entre o Centro Universitário de Volta Redonda e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Como premiação, o 1º lugar recebe R$10 mil em dinheiro, mais R$10 mil em produtos odontológicos e o 2º lugar recebe R$10. Clique aqui e confira a programação completa.

Em Rondônia, o Conselho Regional de Odontologia realizará uma homenagem com comunicação exclusiva aos Cirurgiões-Dentistas com inscrição ativa no Estado, em alusão ao Dia do Cirurgião-Dentista, em 25 de outubro. A homenagem acontece por meio dos canais de comunicação do CRO-RO e individualmente para cada profissional. Clique aqui e confira a programação completa.

Em Roraima, o Conselho Regional de Odontologia preparou ampla programação científica aos Cirurgiões-Dentistas, por meio do “II Roraima Odonto Meeting – Semana da Odontologia 2019”, no auditório do Tribunal do Júri da Faculdade Cathedral, com entrada simbólica de 1k de alimento não perecível para doação. As palestras acontecem no dia 24 de outubro, com temáticas como “Formas Farmacêuticas Inovadoras em Odontologia”, “Hipnose Clínica na Odontologia”, “Harmonização Orofacial: Protocolo Fotográfico Ideal” e “Máximo Alcance Estético em Resinas Compostas Anteriores”. Clique aqui e confira a programação completa.

Em Santa Catarina, o Conselho Regional de Odontologia elaborou extensa programação científica em homenagem ao Dia do Cirurgião-Dentista, 25 de outubro, na Associação Catarinense de Medicina.  O cronograma inicia às 8h30, com as seguintes palestras: Biossegurança em Odontologia, Periodontia – Saúde, Função, Estética; Ciência e Arte nas Restaurações Adesivas em Dentes Decíduos: Protocolos e Desafios; Como conciliar a ética na odontologia e internet; e Novos conceitos em Exodontia e Implantodontia. O CRO-SC também pretende homenagear e entregar Diplomas aos Inscritos Remidos. Clique aqui e confira a programação completa.

Em São Paulo, o Conselho Regional de Odontologia realizará evento para levar informações à população sobre como manter o sorriso saudável e valorizar os profissionais da Odontologia. Na programação da atividade, que acontece em 25 de outubro, Dia do Cirurgião-Dentista. Estão previstas orientações de higiene bucal e exames para a detecção precoce do câncer de boca. Outras ações ocorrerão durante a semana de saúde bucal, entre os dias 21 e 25 de outubro, que consista em palestras direcionadas a profissionais da área. Clique aqui e confira a programação completa.

Em Sergipe, o Conselho Regional de Odontologia iniciou as atividades no dia 02 de outubro, com a Ação de Responsabilidade Social em comemoração ao Dia do Idoso, no Lar de Idosos Nossa Sra. da Conceição. A programação seguiu nos dias 04 e 05 de outubro, com o I Simpósio de Inovação Tecnológica em Odontologia, no Auditório do CRO-SE. Já no dia 19 de outubro, aconteceu a Atividade de Integração – IX Torneio de Futebol CRO-SE. Nesta semana que antecede o Dia do Cirurgião-Dentista, também estão previstas diversas atividades durante os dias 22, 23 e 25 de outubro. Entre as ações estão o VII Encontro de saúde bucal, realizado em parceira com a Secretaria Municipal de Saúde de Aracajú e o Cine Sorriso, com alunos da Escola Municipal Abelardo Pereira de Melo. O dia 25 prevê a solenidade de entrega da Medalha de Honra ao Mérito Odontológico estadual. Para verificar a programação clique aqui.

Em Tocantins, o Conselho Regional do Tocantins apoiará o 1º Congresso Internacional Científico Odontológico do Estado, nos dias 24, 25 e 26 de outubro, com participação, inclusive, do Coordenador da Comissão de Odontologia Hospitalar do Conselho Federal de Odontologia, Keller de Martini na grade científica. O evento é realizado pelo Sindicato dos Cirurgiões-Dentistas do Estado de Tocantins. O 1º Congresso Internacional abrange o V Fórum de Odontologia Hospitalar do Tocantins e o III Fórum Nacional de Odontologia de Tocantins. A programação do CRO-TO prevê, ainda, a realização do Baile dos Cirurgiões-Dentistas, no dia 26 de outubro, às 22h, em Palmas. Clique aqui e confira a programação completa.

Por Michelle Calazans, Ascom CFO
imprensa@cfo.org.br