Comissão do Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde discute rotinas e instrumentos de fiscalização de entidades e profissionais

Em reunião da Comissão de Orientação e Fiscalização do Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde (FCFAS) realizada nesta quarta-feira, 05 de novembro, em Brasília/DF, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) acompanhou a apresentação das diretrizes e instrumentos de fiscalização de Conselhos do setor. A Autarquia esteve representada pela Conselheira Federal Tessa Botelho.

Durante o encontro foram discutidos assuntos relacionados à rotina de fiscalização, apresentação de dados e principais desafios e dificuldades dos Conselhos da área da Saúde. Neste encontro foram contempladas as informações dos Conselhos de Nutricionistas (CFN), Biomedicina (CFBM) e Enfermagem (Cofen). Os próximos encontros da Comissão darão continuidade às apresentações dos demais Conselhos participantes.

Para a Conselheira Federal do CFO, Tessa Botelho, a troca de experiências auxilia os Conselhos a tomarem medidas positivas na área da fiscalização. “A grande maioria das adversidades enfrentadas na Odontologia é vista em outras áreas da saúde, mas notamos que alguns Conselhos têm seus sistemas mais bem estruturados e rotinas diferenciadas. Com isso podemos compartilhar boas ações e seguir no trabalho de padronização conjunta nas áreas da saúde, para que todas as profissões possam seguir nesse rito como medida protetiva da população”, ressaltou.

A Comissão de Orientação e Fiscalização foi criada com o objetivo de alinhar a atividade fiscalizatória dos Conselhos seguindo seis diretrizes: conhecer os procedimentos de fiscalização de cada Conselho; analisar os dados referentes ao exercício profissional e a fiscalização dos Conselhos da área da saúde; pontuar os desafios e dificuldades observados coletivamente; avaliar possíveis fatores para compor mapas de risco para a fiscalização; identificar áreas de sombreamento existentes entre as profissões; e pensar em ações comuns e/ou conjuntas dos respectivos conselhos profissionais.

Por Werveson Ferreira, Ascom/CFO
imprensa@cfo.org.br