Comissão de Educação busca meios para efetivar documento em favor da qualidade da formação profissional em Odontologia

Em continuidade ao trabalho pela qualidade na formação profissional, o Conselho Federal de Odontologia (CFO), por meio da Comissão de Educação iniciou, nessa sexta-feira, dia 20 de setembro, a elaboração de proposta para efetivar a implementação do Documento Orientador da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO). O texto, aprovado na 54ª Reunião anual da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (Abeno), caminha para avançar no Sistema Conselhos.

A proposta prevê intensificar a divulgação desse documento por meio dos Conselhos Regionais nos estados, bem como junto às Instituições de Educação Superior (IES) que ofertam o curso de Odontologia. A iniciativa casa, também, com as estratégias propostas pela Comissão de Educação, em julho deste ano, e soma como prioridade aos critérios de qualidade dos cursos de graduação em Odontologia. “Esse trabalho conjunto é fundamental, pois reflete as ações adotadas pelo CFO em diversas frentes como forma de barrar toda e qualquer iniciativa que ameace a qualidade do ensino e, por consequência, traga prejuízos ao atendimento prestado à população”, assegurou a Coordenadora da Pasta, Maria Helena Monteiro Barros Miotto.

Além disso, a Comissão também relatou a participação no Encontro Formação Profissional na Área da Saúde promovido pelo Fórum dos Conselhos Federais da Área de Saúde (FCFAS). Na ocasião, foram debatidos três diretrizes centrais: a retomada do convênio entre a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres/Ministério da Educação) com os Conselhos Profissionais da Área da Saúde; o cenário de fragilidade dos residentes multiprofissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de bolsas municipais, estaduais e nacionais; e a proliferação indiscriminada de cursos de graduação da área da saúde ofertados na modalidade de Ensino a Distância (EaD).

Além da coordenadora da Comissão, a reunião também contou com a presença dos membros André Destefani Monteiro, Maria Celeste Morita, Tereza Maria Alcântara Neves e Rafael Avellar de Carvalho Nunes. O trabalho foi acompanhado, inclusive, pela Subcoordenadora das Comissões/CFO, a Conselheira Tessa de Lucena Botelho e pelo Coordenador-Geral das Comissões, o Vice-Presidente do CFO, Ermensson Luiz Jorge.

Por Verônica Bolzan e Michelle Calazans, Ascom/CFO
imprensa@cfo.org.br