Atuação do CFO no Congresso Nacional em prol da população

A autarquia trabalha pela aprovação de PLs que beneficiam o cidadão brasileiro

banner-congresso-alberto-moreira_190x140O maior anseio dos brasileiros, em qualquer pesquisa de opinião pública, é com a Saúde”, afirma o presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Ailton Morilhas. Por isso, por meio de sua Comissão Parlamentar, a autarquia se faz presente na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, debatendo e dando celeridade a projetos de lei (PLs) importantes para a Odontologia, ao trabalhar pela valorização do Cirurgião-Dentista e em defesa da qualidade da Odontologia para a população brasileira.

O CFO, no Congresso, é responsável pela articulação junto aos parlamentares em debates e discussões com a participação da sociedade em geral, sobre todos os temas ou assuntos de seu interesse. É no âmbito das comissões do Congresso que se apresentam e se estudam todos os dados, antecedentes, circunstâncias e conveniência de um projeto, onde se possibilita que esses aspectos alcancem ampla discussão e haja mais liberdade para expressão das opiniões e formação do consenso que, emitido sob a forma de parecer da Comissão, orienta o Plenário na apreciação da matéria.

Por meio do cirurgião-dentista do trabalho e membro da Comissão Parlamentar de Odontologia, Alberto Moreira, o CFO se reuniu com o presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) deputado Federal, Arthur Lira (PP/AL) para conversar sobre o PL nº422/2007, que trata da presença de um profissional de Odontologia dentro do ambiente de trabalho. “O cirurgião-dentista do trabalho é o profissional preparado para prevenir e controlar as manifestações na cavidade bucal relacionadas a atividades do trabalho, fazendo parte da equipe de saúde ocupacional, assim como o médico do trabalho, suprindo uma lacuna na CLT”, afirmou o presidente do CFO, Ailton Morilhas.

Ao trabalhar para o cidadão brasileiro, o CFO procura conhecer as demandas da sociedade e por meio da elaboração de propostas, a autarquia procura desenvolver políticas públicas para a classe odontológica com temas que refletem “o que” a sociedade brasileira espera em termos de saúde bucal e, por isso, devem ser transformadas em políticas de Estado, sem que corram o risco de interrupções pela alternância natural e democrática no Poder Executivo.

Para isso, o CFO tem conversado com lideranças políticas para a aprovação de PLs que beneficiem a população como: estabelecer a presença de um cirurgião-dentista dentro de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), como também no ambiente de trabalho prevenindo a falta ao trabalho por problemas bucais; o PL, já aprovado, pela realização da Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal, dentre outros.

Conheça o trabalho do CFO no Congresso Nacional

Comunicação do CFO – Fonte: Portal Câmara dos Deputados