21 de abril: Tiradentes – Patrono da Odontologia no Brasil

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) prestigia, neste 21 de abril, os Cirurgiões-Dentistas em todo o Brasil, em celebração ao Dia de Tiradentes – Patrono da Odontologia brasileira. A data que faz referência a Joaquim José da Silva Xavier (1746-1792), ou Tiradentes, como é popularmente conhecido, é marcada com feriado nacional desde 1965 como forma que validar a trajetória histórica do Cirurgião-Dentista à sociedade.

Tiradentes esculpia, por volta de 1790, provavelmente em marfim ou osso de canela de boi, coroas artificiais para substituir os dentes ausentes, atividade em que se destacou na época. Considerado um dos heróis nacionais, o Cirurgião-Dentista realizou, historicamente, a primeira ação voltada à saúde bucal no Brasil. Antigamente, a Odontologia não existia como estudo científico e as atividades que hoje são exercidas por Cirurgiões-Dentistas eram realizadas por barbeiros. Tiradentes nasceu em Minas Gerais e também trabalhou como mascate e minerado.

Historicamente, Tiradentes não se conformava com a exploração vivida pelo Brasil. Ele lutava pela pátria livre. Então, decidiu se unir a outras pessoas que tinham os mesmos objetivos, entre eles, advogados, poetas e padres, para tentar libertar o Brasil dessa situação junto a Portugal. Devido sua boa oratória e espírito de liderança, foi escolhido para comandar o movimento conhecido como Inconfidência Mineira, em 1789. Devido ao posicionamento de luta, Tiradentes foi enforcado em praça pública no Rio de Janeiro, em 21 de abril de 1792.

Inspirado nesse legado por melhores condições de vida, o Plenário do CFO reforça o compromisso assumido pela valorização da Odontologia nacional que completa neste mês de abril, 55 anos de existência e luta. Nesta data, o CFO fortalece, ainda, a missão precípua do Sistema Conselhos: fiscalização profissional para promoção da melhoria dos  serviços prestados e proteção da sociedade.

Por Michelle Calazans, Ascom CFO
imprensa@cfo.org.br