2020: nova etapa de trabalho para valorização da Odontologia

Presidente do CFO, Juliano do Vale.

Iniciamos 2020 em nova etapa na defesa da valorização da Odontologia. Com base no trabalho desenvolvido, a prioridade do Conselho Federal de Odontologia neste ano é aproximar, ainda mais, os profissionais da Odontologia do Sistema Conselhos, tanto em diálogo, quanto em ações, na luta constante pelo bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente.

Acreditamos na modernização dessa comunicação para avançar. Por isso, buscaremos sistemas tecnológicos que possibilitem contato mais próximo e em tempo real entre Conselhos, demais entidades da Odontologia e, sobretudo, com os profissionais inscritos. Com certeza, esse é um caminho para identificar e focar, verdadeiramente, nos anseios da categoria para trabalhar de forma mais assertiva. Esse diagnóstico permite, inclusive, fomentar uma assistência odontológica de excelência à população, na rede pública e privada, considerando a conduta ética profissional, que é a missão precípua dos Conselhos.

Associado a essa união, nossas ações caminham também para melhor reconhecimento do papel do Cirurgião-Dentista na sociedade, enquanto profissional de saúde. Apesar dos esforços destinados, a população ainda não possui plena compreensão acerca da importância da atuação do Cirurgião-Dentista, que vai muito além do cuidado com a saúde bucal. Doenças da gengiva e inflamações periodontais, por exemplo, podem influenciar diretamente em uma série de condições sistêmicas, como doenças cardiovasculares, diabetes, parto prematuro em gestantes, entre outros, que pode acontecer de forma curativa ou preventiva.

Neste 2020, que também marca o segundo ano de trabalho desta gestão, seguimos confiantes de que é possível tornar a nossa Odontologia ainda mais digna, valorizar a categoria e conquistar o reconhecimento tão sonhado ao Cirurgião-Dentista e aos demais profissionais da Odontologia. Juntos, é possível construir um feliz ‘Ano-Novo’.

Juliano do Vale
Presidente do Conselho Federal de Odontologia