“I Programa Mundial de Treinamento para Remoção Segura do Amálgama” e “I Evento sobre os Riscos do Mercúrio no Brasil” acontecem nos dias 22 e 23 de outubro no Rio de Janeiro

Nos próximos dias 22 e 23 de outubro acontece na sede da Associção Brasileira de Odontologia do Rio de Janeiro (ABO-RJ) o “IPrograma Mundial de Treinamento para Remoção Segura do Amálgama” e o “I Evento sobre os Riscos do Mercúrio no Brasil”. Os eventos têm patrocínio da Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia (IAOMT), do Conselho Federal de Odontologia (CFO), do Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro (CRO-RJ) e da Associação Brasileira de Odontologia do Rio de Janeiro (ABO-RJ), além do apoio do Programa para o Meio Ambiente das Nações Unidas (Pnuma).

Estes eventos foram idealizados durante a convenção de Minamata, no Japão, em outubro de 2013, quando foi estabelecido acordo que estabelece o controle e a redução de uma gama de produtos, processos e indústrias onde o mercúrio é utilizado. O acordo prevê o fim, até 2020, da produção, exportação e importação de produtos que contém mercúrio e foi aprovado pelo PNUMA, com a obtenção da assinatura de 119 países, inclusive o Brasil.

Para o presidente do CFO, Dr. Ailton Morilhas, este “é um evento importantíssimo para a Odontologia Brasileira, que será apresentado por especialistas renomados no mundo e que certamente trará novas informações sobre o tema. A utilização do mercúrio prejudica o meio ambiente e a saúde da população. O evento contribuirá com a discussão sobre uma  necessária mudança proporcionada através do desenvolvimento científico, gradualmente”.

Audiência

No último 9 de agosto, durante uma audiência pública promovida pela deputada estadual Aspásia Camargo (PV/RJ), autora do Projeto de Lei 2354/2013 (referente ao tema), o uso do amálgama foi questionado. O PL é apoiado pelo deputado estadual Pedro Fernandes, CD (PMDB/RJ) e pelos membros das Comissões do Meio Ambiente e de Saúde da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Logo a seguir, o Projeto de Lei 493/2013 foi elaborado pelo vereador Rafael Aloísio de Freitas, CD (PMDB/RJ), referente ao controle e a prevenção de contaminações com os resíduos que saem da remoção das restaurações de amálgama.

Os amálgamas dentários representam uma fonte antropogênica significativa de mercúrio ambiental. Vale citar que alguns países da união europeia não utilizam mais o amálgama dentário.

Diversas autoridades estiveram presentes na audiência. O Dr. Alberto Fernandes Moreira representou o Conselho Federal de Odontologia. Também participaram: a deputada estadual Aspásia Camargo; o presidente do Comitê Brasileiro do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Dr. Haroldo de Mattos; representando a Academia Tiradentes de Odontologia (ATO), prof. Dr. Luiz Zeppini; a coordenadora mundial da IAOMT e ativista, Dra. Anita Tibau; representando a Academia Brasileira de Odontologia (AcBO), Dr. Roberto Vianna; o presidente do CRO-RJ, Dr. Afonso Rocha; prof. Dr. Olympio Faissol; Dra. Martha Faissol, representando a ABO-RJ e a Dra. Bruna Picciani , além de Cirurgiões Dentistas e profissionais da área industrial.

Mercúrio

O Mercúrio é um elemento químico tóxico cujo uso está sendo descontinuado nos cuidados de saúde mais modernos, sendo a principal exceção na Odontologia . Quando introduzido no meio ambiente se acumula nos organismos vivos, aumentando seus níveis de concentração nas cadeias alimentares, aquáticas e terrestres (biomagnificação). É através dessa biomagnificação que o mercúrio exerce seu efeito tóxico sobre a biosfera.

Serviço
Data: 22 e 23 de outubro de 2013 (terça e quarta-feira)
Horário: 9h às 19h
Carga horária: 20 horas
Local: sede da ABO-RJ (Rua Barão de Sertório, 75 – Rio Comprido – Rio de Janeiro/RJ)
Público-alvo: Cirurgiões-dentistas e acadêmicos de Odontologia
Lotação Máxima: 350 pessoas
Inscrições limitadas através do site da ABO-RJ ou pessoalmente na Sede da ABO-RJ
Site: www.aborj.org.br
Mais informações:
ABO-RJ Rio Comprido • Tel.: (21) 2504-0002 ramal: 202 e 242 – e-mail: secretaria@aborj.org.br
ABO-RJ Sucursal Barra da Tijuca • Tel.: (21) 2494-3487 e 2491-1759 – e-mail: barra@aborj.org.br