Secretário geral do CFO participa do XI CIOPAR com orientações sobre como calcular a CBHPO

O secretário-geral do CFO, José Mário Morais Mateus, ministrou, em 6 de outubro, palestra sobre como calcular honorários dos procedimentos odontológicos durante primeiro dia do XI Congresso Internacional de Odontologia, que aconteceu em Curitiba (PR).

A Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Odontológicos (CBHPO) é um rol de procedimentos que contempla todos os eventos realizados na prática da Odontologia. Esta ação quantifica em unidades de serviço (US) a remuneração profissional na forma de honorários, bem como a unidade de custo variável (UC) de todos os procedimentos. É possível acrescentar também aos procedimentos um percentual estabelecido a partir dos tipos de eventos realizados em domicílio ou que apresentem alguma condição especial do paciente e valores de serviços laboratoriais, quando houver.

foto03g17102011

Segundo José Mário, a CBHPO pode ser, no consultório odontológico, uma ferramenta que possibilite ao cirurgião-dentista ter controle financeiro na gestão de sua prestação de serviço e assim gerar divulgação a toda sociedade da prática da Odontologia.

Os congressistas do XI CIOPAR ainda poderão saber mais sobre a contribuição dos Valores Referenciais para Procedimentos Odontológicos (VRPO) na CBHPO. Para o secretário-geral do CFO, esta contribuição é de grande importância para a construção de uma coluna de cálculos dos custos variáveis nos procedimentos, bem como com algumas ressalvas na sua metodologia, chancelada pela avaliação realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo (Fipe/USP).
Após o lançamento oficial da CBHPO no Senado Federal, em maio de 2010, a terminologia Unificada da Saúde Suplementar (TUSS) odontológica passou a contemplar a integralidade da CBHPO.