A diretoria do Conselho Federal de Odontologia reuniu-se, no dia 18 de fevereiro, com o plenário do Conselho Regional de Odontologia de Rondônia.
Com o objetivo de discutir pontos comuns da Odontologia em nível nacional, como campanhas do câncer bucal e outras, discussão de ética e fiscalização, em conjunto com os Conselhos Regionais, além de conhecer a realidade da saúde bucal oferecida pelos governos municipal e estadual, o presidente do CFO, Ailton Diogo Morilhas Rodrigues, veio a Rondônia, nesta sexta-feira, acompanhado do secretário-geral, José Mario Mateus, e do tesoureiro, Leonardo Marconi Cavalcante de Oliveira.
Antes da reunião na sede do CRO-RO, o deputado Federal Mauro Nazif (PSB-RO), a convite do cirurgião-dentista Luiz Fernando Rosa, presidente do Conselho em Rondônia, esteve presente e destacou seu trabalho no Congresso Nacional em defesa das propostas da saúde brasileira, em especial da política nacional de saúde bucal.
O deputado deixou clara sua disposição “em lutar sempre na defesa dos interesses da saúde, das propostas que beneficiem o trabalhador e em especial da odontologia nacional. Eu tenho obrigação de lutar pelo segmento”.
Rondônia
A pauta da reunião dos plenários do Regional e Federal constou de discussões sobre aspectos éticos, fiscalização e temas voltados a uma integração maior entre os Conselhos. “Para nós é gratificante termos a presença do presidente Ailton e faremos de tudo para que as propostas apresentadas sejam acolhidas. Tudo isso para um ajuste legal das diretrizes deste CRO-RO”, observou Luiz Fernando.
O presidente do CFO apresentou as propostas encaminhadas ao ministro da saúde, Alexandre Padilha, como a ampliação das equipes de Saúde Bucal na Estratégia da Saúde da Família, atribuir papel ao Conselho Nacional de Saúde, em conjunto com o MEC, na análise da abertura de novas faculdades de Odontologia no pais, com caráter deliberativo, a valorização dos profissionais da saúde bucal com a participação ampla da odontologia na ANS entre outros diversos pontos a serem adotados com compromissos para a categoria.
Da reunião participaram do CRO-RO, os cirurgiões-dentistas Edvaldo Montello, Secretário, Hailton Cavalcanti, tesoureiro, Selene Higashi, presidente da Comissão de Tomada de Contas, Antonio Carlos Politano, presidente da Comissão de Ética, José Marcelo e Glauco Moyses, membros de comissões e o advogado Josimar Muniz.
Fonte: Lenilson Guedes, CRO-RO