Promoção estratégica do uso racional de medicamentos é elaborada em reunião

O Conselho Federal de Odontologia contribuiu, nos dias 05 e 06/03 com o debate para construção de estratégias para promover maior visibilidade sobre a importância do uso racional de medicamentos. A 21ª Reunião Ordinária do Comitê Nacional para Promoção do Uso Racional de Medicamentos (CNPURM) foi cenário de reflexões sobre os aspectos éticos envolvendo os múltiplos cenários relativos ao uso racional de medicamentos.

Na ocasião, os membros do Comitê – representantes de conselhos profissionais e de órgãos públicos da área da saúde – contribuíram para: reformulação do Regimento Interno (Portaria) do Comitê; a elaboração de critérios para o Prêmio Nacional de Incentivo à Promoção do URM “Lenita Wannmacher” 2013; o fechamento de detalhes do Livro sobre a história da Promoção do uso racional de medicamentos no Brasil; aprovação das recomendações relativas à demanda do Comitê Técnico de Saúde da População Negra; discussão sobre o tema e formação de comissões e para organização do V Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de medicamentos em 2014; a aprovação dos ítens que integram o Plano de Ações do Comitê; entre outras ações.
Reunião URM grande

(Dr. Gláucio de Morais é o primeiro à esquerda da foto)

Ficou acordado que até o dia 08/03, o CFO encaminhará, bem como as outras entidades representativas no Comitê, manifestações para o edital de chamamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, para compor a Força de Trabalho que definirá medidas para estimular o uso racional de medicamentos, com foco na exigência de prescrição no ato da dispensação. Além disso, foi proposto que cada CRO crie uma Comissão para tratar sobre o uso racional de medicamentos, com o objetivo de criar uma agenda conjunta para avançar na temática.

Foi sugerido pela coordenação do Comitê, que cada entidade ou órgão representativo no CNPURM contribua com a divulgação do trabalho realizado no grupo, por meio da visualização do link do Comitê no site de cada entidade/órgão. Hoje, as informações sobre o Comitê estão visíveis apenas no Portal da Saúde (www.portal.saude.gov.br).

O representante do CFO no Comitê, Dr. Gláucio de Morais explica que a reunião foi de grande valia. “O uso irracional de medicamentos é um problema de saúde pública, pois pode causar danos à saúde dos usuários e uma preocupação dos gestores. “O CFO continuará contribuindo com meios que visem auxiliar na promoção de prescrições medicamentosas que obedeçam aos princípios que norteiam o URM, como eficácia e segurança. É uma satisfação dar sequência a uma representatividade atuante no Comitê, como era a do Dr. Samir Najjar”, completa.