Projeto “Odontologia para Todos” de Barra Mansa traz bons resultados

A ideia principal é facilitar o acesso da população aos serviços odontológicos. Para isso, a prefeitura, em parceria com o Sesc, reestruturou o Programa de Saúde Bucal e lança agora o projeto Odontologia para Todos, dividido em duas vertentes.

A primeira, já em andamento, atende por semana cerca de 800 alunos da rede municipal e espera que, até o fim deste ano, consiga alcançar cem por cento das escolas.

O atendimento nas escolas tem apenas caráter preventivo. Consiste na realização de palestras educativas, com escovação supervisionada e aplicação de flúor nos alunos. Para estas atividade, o Sesc disponibiliza as escovas para doação, material informativo e um grupo de teatro que apresenta peças educativas para elucidar a ação nas escolas. A prefeitura ainda cede uma equipe de três profissionais – sendo um cirurgião dentista, um técnico e um auxiliar de saúde bucal – e os veículos utilizados nas visitas às escolas.

– Em bairros onde o programa já foi implantado, o índice de cáries nas crianças é baixíssimo. Enquanto nos bairros que ainda não têm o programa, as crianças sofrem precocemente de problemas dentários e até com a perda dos dentes. Quem realiza, pelo menos, este tratamento com flúor que levamos até as escolas corre bem menos riscos de ter grandes problemas de saúde bucal no futuro – afirmou Daniel Tressoldi, dentista e coordenador do setor de Odontologia de Barra Mansa.

Além do trabalho nas escolas, o programa prevê também um projeto de educação continuada para os profissionais de odontologia da rede municipal de saúde. Através da realização de cursos periódicos, o programa pretende crescer em qualidade nos tratamentos e em um atendimento mais humanizado.

Os dentistas do município participaram de um curso de capacitação para o diagnóstico de câncer bucal e lesão primária. Desde o curso, que foi realizado no primeiro semestre deste ano, passou-se a diagnosticar um a dois casos de câncer bucal por semana em toda cidade.

O Centro de Especialidades Odontológicas, localizado no Centro de Barra Mansa, conta com um especialista em Estomatologia. Este tem a função de encaminhar os pacientes diagnosticados ao tratamento necessário, que é realizado no Hospital do Câncer, no Rio de Janeiro.

– É um número preocupante, um alto índice. É triste diagnosticarmos tantos casos, mas com os diagnósticos, temos a possibilidade de salvar vidas – explicou Tressoldi.

Trabalho pela saúde

Tressoldi ressalta também que há uma nova grade de cursos programada para começar a partir de setembro e revela, em primeira mão, sobre um novo projeto que está para ser lançado.

– Estamos concluindo um projeto que possibilitará ainda a confecção de próteses dentárias, tanto a prótese total quanto a parcial removível. Vamos terminar em breve a parte burocrática e estaremos prontos para começar a oferecer o serviço – informou.

Câncer Bucal

O câncer bucal pode se manifestar sob a forma de feridas na boca, no lábio e na língua que não cicatrizam em uma semana. Outros sintomas são ulcerações superficiais e indolores (podendo sangrar ou não), manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou escuras nos lábios ou na parte interna da boca, caroços, inchaços, áreas de dormência, sangramento sem causa conhecida.

– O autoexame, em frente ao espelho, é essencial para o diagnóstico precoce do câncer ou de lesões que possam vir a se tornar cancerígenas – alertou o dentista.

Apesar de ser um câncer que, em sua maioria é herdado pelo fator genético, pessoas fumantes, alcoólatras ou que possuem prótese removível estão mais propensas e adquirir a doença.

Fonte: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,62390,Projeto-%E2%80%98Odontologia-para-Todos%E2%80%99-de-Barra-Mansa-traz-bons-resultados.html#axzz25PEG3YeG