Prevenir para não se preocupar mais tarde. Esse é o principal foco da equipe da Secretaria de Saúde ao implementar o projeto que ensina as mamães na maternidade a cuidar da saúde bucal de seus bebês. O objetivo da iniciativa é orientar os pais a dar a importância necessária para a saúde bucal de seu filho desde o princípio de vida, além de prevenir as cáries.
Segundo os organizadores, toda a primeira terça-feira de cada mês o projeto será executado no Hospital São Francisco de Assis. A equipe visitará todas as mães e as crianças internadas no hospital. A limpeza em bebês pode ser realizada com soro ou água limpa, já nas crianças maiores, a escovação deve ser realizada com pouco creme dental.
A iniciativa foi criada pela odontopediatra e coordenadora de Saúde Bucal de Parobé, Carla Medeiros. “É um projeto piloto, que tem muito campo para crescer. Além de incentivar a higiene bucal, previne os problemas que temos hoje nos postos de saúde. Desenvolvi este projeto com o intuito de prevenir, nada mais do que isso, pois assim diminuiremos os problemas mais tarde, além de que podemos oferecer para a criança um bem estar.”
Para o secretário de Saúde, Leonel Bernardo, o compromisso da administração é a prevenção. “Através da prevenção é que iremos amenizar os problemas que estamos tratando hoje nas nossas unidades básicas de saúde e no hospital, e, posteriormente, este projeto irá se integrar com o programa Primeira Infância Melhor”, finalizou o secretário.