O coordenador-geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Alfredo Pucca Júnior, se reuniu, no último dia 13 de março, na sede da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD), em São Paulo, com representantes de várias entidades odontológicas nacionais. O objetivo do encontro foi transmitir uma mensagem enviada pelo novo Ministro da Saúde, Arthur Chioro, que destaca o total compromisso do Governo Federal com a ampliação e fortalecimento do Programa Brasil Sorridente, elencado como uma das prioridades ministeriais.
Neste ano, a meta do Ministério da Saúde é inaugurar 100 unidades dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), entre outras ações. Está prevista também a realização, ainda no primeiro semestre de 2014, de uma solenidade no Congresso Nacional em celebração aos 10 anos do Brasil Sorridente, comemorados este ano.
Participaram do encontro o presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas (ABCD), Silvio Jorge Cecchetto, o presidente da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), Luiz Fernando Varrone; o presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Ailton Diogo Morilhas Rodrigues; o presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), Claudio Miyake; o presidente da Comissão de Ética do CROSP, Wilson Chediek; o presidente da Federação Interestadual de Odontologistas (FIO), José Ferreira Campos Sobrinho; o assessor especial da presidência do CFO, Ermensson Luiz Jorge; e o diretor de benefícios da ABO, Marcelo Januzzi Santos.
Durante o encontro, os representantes das entidades destacaram alguns pontos fundamentais: a necessidade de manter os investimentos realizados pela gestão pública que colaboram com a valorização do cirurgião-dentista; a importância dos projetos governamentais de longo prazo para o desenvolvimento da Odontologia brasileira; e a necessidade de acelerar os avanços nos tratamentos de saúde bucal da população.
Por Patrícia Carvalho / Departamento de Comunicação do CFO