Painéis focam na formação dos profissionais da classe
Realizada em São Paulo (SP) entre hoje (13) e amanhã (14), a III Assembleia Nacional de Especialidades Odontológicas (ANEO), promovida pelo CFO, contou, em seu primeiro dia, com dois painéis focados na formação dos profissionais da classe: Odontologia – áreas e abrangência de suas especialidades e Estágio atual da pós-graduação em Odontologia. “Esperamos obter muito sucesso nesse encontro porque nosso objetivo é consolidar trabalhos para a atualização das Normas Gerais do Conselho Federal de Odontologia sobre as especialidades, por meio de discussão ampla e participativa”, afirmou o presidente do CFO, Ailton Morilhas.
No painel comandado pela presidente da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO), Profa. Maria Celeste Morita, que teve ênfase nas áreas e abrangências das especialidades da Odontologia, foi abordada a pós-graduação Lato Sensu, que, segundo ela, tem um sistema de avaliação muito complexo de pontos, com deficiências e qualidades. “A ABENO opta por fazer parte do sistema de avaliação mesmo sabendo destas deficiências”, declarou em defesa à melhoria da qualidade do sistema de avaliação e à importância de compor este sistema.
“Na graduação, hoje temos cursos muito longos e ruins. Não entendemos que quatro mil horas sejam suficientes para formar um profissional”, disse Celeste Morita. Segundo a presidente da ABENO, os cursos deveriam ter, no mínimo, cinco mil horas. “Existem diferenças enormes em estruturas, conteúdos e formas de avaliação”, explicou.
Já no painel comandado pela chefe do Departamento de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Profa. Roseana de Almeida Freitas, a abordagem teve ênfase na pós-graduação Strictu Sensu, que, como ela explicou, sofre avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes. “A Capes é a responsável pela ampliação e consolidação dos programas de pós-graduação em todas as áreas de conhecimento da Odontologia, como mestrado acadêmico ou profissional”, disse. Segundo a Dra. Roseana, o modelo permite saber, entre outros cruzamentos, “quais são as regiões do Brasil que mais apresentam pós-graduandos”, por exemplo.
Além das palestrantes, estiveram presentes várias autoridades da Odontologia. A III ANEO está sendo realizada em São Paulo (SP) entre hoje e amanhã (14). Na terça-feira, no período da manhã (9h às 14h), serão promovidos grupos de discussão e, entre 14h e 18h, haverá a plenária final. O objetivo do encontro é adequar a legislação atual aos anseios da profissão com benefícios voltados à sociedade brasileira.
Comunicação do CFO com fonte da comunicação do CROSP
Fotografia: Mauricio Builcatti
Saiba mais sobre a III ANEO…
CFO promove a III Assembleia Nacional de Especialidades Odontológicas – ANEO
III ANEO conta com grande adesão de inscritos
III ANEO: participantes destacam relevância da iniciativa para a sociedade
Pós-graduação em Odontologia fomenta painéis da III ANEO