O presidente Lula lançou a etapa dois do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Com investimentos em todas as áreas, parte dos recursos será destinada à ampliação do atendimento de rotina, clínica médica e odontologia.
Além da construção de 500 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), estão previstas, ainda, a ampliação da oferta da atenção básica e integral através da construção de outras 8.694 Unidades Básicas de Saúde (UBS), necessárias ao apoio e ampliação das equipes de Saúde da família. Neste sentido serão aplicados R$ 5,5 bilhões. As UBS são a porta de entrada do Sistema Único de Saúde e realizam atendimento de rotina, clínica médica, curativos, ginecologia, pediatria e odontologia, além da aplicação de vacinas.
O PAC 2 prevê investimentos na área social, no denominado PAC Comunidade Cidadã, da ordem de R$ 23 bilhões, divididos em seis eixos. Os investimentos prevêem ainda a construção de creches e pré-escolas, quadras esportivas, as “Praças do PAC” e pontos de polícia comunitária.
A execução do PAC 2 está prevista para próximos três anos, entre 2011 e 2014.
Fonte: Ministério da Saúde