O papel do Conselho de Odontologia junto à Sociedade Organizada

O CFO é o elo entre as instituições pela constante busca da qualidade em Odontologia

Supervisionar a ética odontológica em todo o território nacional, zelar e trabalhar pelo bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente. Esta é a missão do Conselho Federal de Odontologia (CFO) junto à sociedade organizada da área odontológica – instituições sem fins lucrativos, que trabalham em prol da qualidade e respeito ao cidadão brasileiro. Para cumprir bem todas as suas ações, o CFO expede atos normativos, julga processos éticos e administra as informações sobre cursos de Especialização registrados e reconhecidos, bem como sobre o número de inscritos em todo o Brasil entre Cirurgiões-Dentistas (CD), Auxiliares de Saúde Bucal (ASB), Técnicos de Saúde Bucal (TSB), Auxiliares de Prótese Dentária (APD), Técnicos de Prótese Dentária (TPD) e clínicas odontológicas. “Ressalto o comprometimento do CFO em promover o elo entre as instituições pela constante busca da qualidade em Odontologia fortalecendo o diálogo e as ações unificadas voltadas ao interesse do coletivo. Além de acompanharmos os profissionais da classe odontológica, nosso papel com a sociedade é proporcionar a qualidade na Odontologia, a todo cidadão brasileiro”, afirma o presidente do CFO, Ailton Morilhas.

O CFO tem desempenhado importante papel para toda a sociedade bem como para os profissionais da classe odontológica. O Portal do CFO viabiliza o acesso a todas as informações da autarquia, além de oferecer uma série de serviços online. O CFO tem trabalhado junto à sociedade organizada na área de saúde como os Conselhos Regionais de Odontologia (CROs), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ministério da Saúde (MS), Conselho Nacional de Saúde (CNS), entidades nacionais de Odontologia como a Associação Brasileira de Odontologia (ABO), Associação Brasileira de Ensino Odontológico (Abeno), Academia Brasileira de Odontologia (AcBO), Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO), Federação Nacional dos Odontologistas (FNO), Associação Brasileira de Ortodontia – Ortopedia Facial (ABOR); Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas (ABCD),  Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD), entre outras, como também, Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde – Conass; Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde – Conasems, e entidades ligadas a representantes dos usuários.

O CFO trabalha pela classe odontológica sempre voltado ao bem-estar do cidadão brasileiro. Por isso, acompanha, sistematicamente, no Congresso Nacional o andamento de projetos de lei (PLs) que beneficiem o povo brasileiro por meio de ações asseguradas pelas leis do país, com estratégias e diretrizes políticas em prol da população.

É preocupação constante do CFO que o cidadão brasileiro receba uma odontologia de qualidade, que seus profissionais contem sempre com condições favoráveis ao desempenho de seu trabalho e que, acima de tudo, o Conselho Federal de Odontologia garanta que a nossa população seja bem atendida naquilo que é dela por direito: a Saúde Bucal.

É condição inseparável da estratégia do CFO a equidade da assistência odontológica e a universalização do acesso da população. Para isso, o Conselho sempre trabalha ao lado de entidades da classe odontológica que procuram melhorar a qualidade de atendimento, de profissionais, dos cursos de Odontologia em instituições superiores, estágios, especializações e órgãos interligados que garantam a promoção de saúde bucal em medidas de grande impacto social.

Junto aos Conselhos de Saúde e Fóruns delegados, como o Fórum dos Conselhos Federais da Área de Saúde, o trabalho desempenhado pelo CFO é para que as políticas públicas absorvam as resoluções e PLs como diretrizes políticas que definam programas e prioridades para a população. O CFO também atua em ações, posicionamentos das profissões, desafios futuros para a harmonização dos serviços de saúde no âmbito do Mercosul.

Toda a estratégia do CFO é em prol da população, junto à sociedade organizada promovendo, cada vez mais, a cidadania na área de Saúde Bucal.

Comunicação do CFO