Ministério do Trabalho e da Saúde expõem sobre a migração de profissionais entre os países do Mercosul aos membros do FCFAS

O Conselho Federal de Odontologia participou, no dia 22 de agosto, da 85ª Reunião Ordinária do Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde(FCFAS) para acompanhamento da explanação dos avanços institucionais no processo de discussão nos grupos de trabalho sobre a migração de profissionais entre os países do bloco Mercosul – Brasil, Venezuela, Argentina, Uruguai e o Paraguai – até então suspenso temporariamente. A reunião aconteceu no Conselho Federal de Psicologia, em Brasília.

reuniao fcfas agosto

(Mário Ferraro, Paulo Sérgio de Almeida e Luiz Fernando Rosa)

O assessor internacional do Ministério do Trabalho e Emprego, Dr. Paulo Sérgio de Almeida detalhou sobre a integração e o bem-estar dos povos integrantes do mercado comum e de seus associados nos países membros do Mercosul. “A previdência social é uma conquista já em vigor, por exemplo, o profissional que trabalha em países distintos que compõem o Mercosul, tem o período contabilizado como tempo de serviço prestado para a aposentadoria. O trabalho será conduzido para padronizar os direitos desses trabalhadores de forma harmônica nos países do Mercosul”, explica.

Já a coordenadora da Regulação e da Negociação do Trabalho em Saúde, do Ministério da Saúde, Miraci Astum, apresentou o panorama atual de trabalho desenvolvido para construção da Plataforma Arouca, com base na agenda positiva para nivelamento dos dados cadastrais dos profissionais inscritos nos Conselhos Profissionais de Saúde.

O representante do Conselho Federal de Odontologia no FCFAS, Dr. Luiz Fernando Rosa participou do encontro acompanhado do Dr. Mário Ferraro, representante do CFO no Fórum Permanente Mercosul para o Trabalho em
Saúde.

Fonte: Michelle Rocha Calazans / Assessoria de Comunicação CFO