O Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP) consolida, a cada nova edição, seu status de maior evento da América Latina na área de Odontologia e um dos mais importantes do mundo, já que reúne grandes expoentes em termos científicos, acadêmicos, governamentais e da indústria em um só lugar e sob a mesma bandeira: promover sempre mais a Odontologia nacional, buscando avanços em todos os seus segmentos.
Realizado pela Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD) e presidido pelo cirurgião dentista Wilson Chediek, o 32º CIOSP atraiu mais de 100 mil pessoas ao Expo Center Norte entre 30 de janeiro e 2 de fevereiro (de quinta-feira a domingo). Em sua 17ª edição, a Feira Internacional de Odontologia de São Paulo ocupou três pavilhões – onde 186 expositores nacionais e 76 estrangeiros tiveram amplo espaço para mostrar os mais recentes avanços dessa indústria que está sempre em busca de novas tecnologias a preços competitivos e com melhores resultados para a população. Ainda com relação aos expositores internacionais, este ano eles vieram de 19 países das Américas, Ásia, Europa e Oriente Médio.
No ano passado, o CIOSP atraiu 95 mil pessoas, promoveu 140 cursos e contou com 217 expositores nacionais e estrangeiros. De acordo com a ABIMO, a Rodada de Negócios de empresas do setor odontológico resultou em expectativas de negócios de quase US$ 9 milhões – marca a ser superada em 2014. Com esse propósito, inclusive, foi selada uma parceria entre a APCD e a ABIMO em 11 de setembro de 2013, confirmando a realização da Rodada de Negócios entre 20 compradores estrangeiros previamente selecionados e empresas do setor odontológico participantes do projeto Brazilian Health Devices (Apex-Brasil). O objetivo é aumentar a participação da indústria odontológica nas exportações.
A programação científica, que contou com a presença de especialistas brasileiros e estrangeiros, também foi destaque. Novamente dividida em módulos científicos, com temas de grande relevância na prática clínica, as especialidades odontológicas foram agrupadas para que o congressista possa eleger a atividade que mais atenda à sua necessidade, de acordo com o seu enfoque profissional. Coordenada pelo cirurgião dentista Andre Callegari, a programação científica do 32º CIOSP contou com 237 ministradores e mais de 300 horas/aula durante os quatro dias de evento. Além de 117 cursos com temáticas diversas, um fim de semana inteiro de cursos voltados para assistentes e técnicos em saúde bucal (ASB/TSB). Já na APCD Central, foram apresentados workshops e hands on em que os participantes puderam manipular materiais e aplicar técnicas em diversos temas selecionados.
Por tudo o que foi apresentado, o 32º CIOSP deve entrar para a história bem-sucedida dos eventos promovidos pela APCD desde 1957 – ano em que aconteceu o 1º Congresso Odontológico Paulista – e para o calendário nacional de Turismo de Negócios, dada a sua inquestionável relevância comercial.
Fonte: APCD Central