Certificação Digital: utilização da Tecnologia da Informação (TI) em saúde e a complexidade da transição do mundo real para o virtual.
Estas questões foram debatidas no último dia 13, no I Fórum de Certificação Digital e Documentos Eletrônicos em Saúde, realizado pelo CRO-MG, com o total apoio do Conselho Federal de Odontologia (CFO). “A preocupação com essa tecnologia é fundamental nos dias de hoje e, em breve, teremos nos Conselhos um programa nessa área. Já está quase pronta a nova carteira do Cirurgião-Dentista com certificação digital, onde vai constar toda sua vida profissional de forma segura” – declarou o presidente do CFO, Ailton Morilhas.
A mesa de abertura do evento foi composta pelo presidente do CFO, Ailton Diogo Morilhas Rodrigues; pelo presidente do CRO-MG, Luciano Eloi Santos; e pelo Conselheiro Federal, José Mário Morais Mateus. Também estiveram presentes o vice-presidente do CFO, Leonardo Marconi, e o assessor Especial da Presidência do Conselho Federal de Odontologia, Ermensson Jorge.O encontro realizado no Auditório II do Conselho, em Belo Horizonte, teve a presença de entidades de várias partes do país, entre elas, os Conselhos de Odontologia de Minas Gerais, do Distrito Federal, da Paraíba, do Espírito Santo, do Paraná, da Bahia, de Roraima, do Rio Grande do Norte, de Goiás, do Ceará, de Sergipe e de Pernambuco.
Nove palestrantes, referências no estado e no Brasil, falaram sobre questões técnicas e deram alertas. São eles: Ruy Cesar Ramos Filho (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI), Moacyr Perche (Ministério da Saúde), Lincoln Moura (International Medical Informatics Association – IMIA), Cláudio Giuliano (Soc. Brasileira de Informática em Saúde – SBIS), Gerson Zafalon Martins (Conselho Federal de Medicina – CFM), Júlio Cesar Di Maio (Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS), Thais Abreu Maia (Secretaria Estadual de Saúde – SES-MG), Luciano Barreto (Conselho Federal de Odontologia – CFO), e Juan Rodrigues (Conselho Federal de Odontologia – CFO).
O Presidente do CFO, Ailton Morilhas, também destacou a importância do evento, que resultou da parceria entre o Conselho de Minas e o CFO, pelo alto nível dos palestrantes convidados e pelo fato de que outros conselhos seguirão esse exemplo. O presidente do CRO-MG, Luciano Eloi, classificou como “excelente” a parceria entre o Conselho de Minas e o CFO .
Comunicação do CFO com informações da Comunicação do CRO-MG