Ocorreu, entre os dias 22 e 26 de setembro, em Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco, o I Congresso Brasileiro do Sistema Conselhos de Odontologia (I COBRASCO). O evento foi uma iniciativa do Conselho Federal de Odontologia, com apoio e adesão de todos os CROs do país, destinado a dirigentes e funcionários do Sistema Conselhos.
O tema central desta edição do evento foi ética, fiscalização do exercício profissional e melhorias na gestão dos conselhos. Assim, quatro grupos de trabalho foram organizados para que conselheiros e funcionários pudessem debater e apresentar propostas. Foram eles: 1º Ético, onde se discutiu a atualização do Código de Ética Odontológica; 3º Fiso, em que se tratou de questões relacionadas às atividades de fiscalização; 1º Epojuco, no qual se pode debater a natureza e a competência jurídica dos conselhos profissionais; e 1º Entia, em que foi abordada a importância da tecnologia da informação para a gestão dos conselhos.
Mesa de abertura
O presidente do CFO, Ailton Diogo Morilhas Rodrigues, lembrou o compromisso do Sistema Conselhos com a classe odontológica e com a saúde e o bem-estar da população brasileira. Ele destacou ainda a enorme contribuição do evento para a Odontologia. “Ao sairmos daqui, tenho a certeza de que a Odontologia brasileira vai mudar”, declarou.
José Ricardo Dias Pereira, anfitrião do I COBRASCO e presidente do CRO-Pernambuco e da comissão organizadora do evento, deu início ao evento saudando os participantes e ressaltando a importância da ética profissional . “Somos os guardiães da ética odontológica”, afirmou.
Palestras falam em ética e gestão orçamentária
“O ato profissional é um ato político, e o profissional de saúde precisa trabalhar com a promoção da cidadania, levando em consideração sempre a ética profissional”, afirmou Genival Veloso de França em sua palestra “A ética, a cidadania e o papel dos conselhos”.
A importância de uma gestão orçamentária responsável dentro dos conselhos profissionais foi outro tema abordado. O secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União do estado de Pernambuco, Evaldo José da Silva Araújo, apresentou as principais competências do TCU como órgão soberano que fiscaliza a gestão de recursos públicos a partir dos princípios da eficiência, da legalidade e da economicidade. “A missão do TCU é assegurar a boa administração das contas públicas visando sempre ao benefício geral da sociedade”.
Cerimônia de encerramento
A solenidade de encerramento do I COBRASCO ocorreu no dia 25, com participação de Gilberto Pucca, do Ministério da Saúde, do presidente do CFO, Ailton Rodrigues, do presidente do CRO-PE, José Ricardo Pereira, e dos demais membros da diretoria do CFO: o vice-presidente Emanuel Dias de Oliveira e Silva, o secretário-geral José Mário Morais Mateus e o tesoureiro Leonardo Marconi Cavalcanti de Oliveira.
Em seguida, os relatórios gerados a partir das propostas elaboradas pelos quatro grupos de trabalho foram apresentados para apreciação de todos os participantes do evento. Como o evento possui caráter propositivo apenas, e não deliberativo, os relatórios finais foram encaminhados ao CFO, onde será organizada uma comissão de juristas para estudar e analisar as sugestões neles contidas.
Ao final, o presidente do CFO fez um pronunciamento agradecendo o empenho de todos os participantes, sobretudo dos funcionários dos Conselhos de Odontologia. Ele exortou também todos os conselhos a trabalharem em conjunto. “O CFO está aberto a qualquer tipo de crítica. Queremos as críticas, é claro, mas queremos construir junto com vocês as soluções”.