Fórum reúne cirurgiões-dentistas para discutir política na Odontologia no MS

Os presidentes do CFO, Ailton Morilhas, e do CRO – Mato Grosso do Sul, Francisco Grilo, participaram, no dia 24 de outubro, do 1º Fórum “A política na valorização da Odontologia e na prevenção de saúde bucal”.

O encontro foi realizado na Assembleia Legislativa do estado por proposição da deputada Dione Hashioka. Na ocasião, palestraram três autoridades: o coordenador de saúde bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca, o coordenador de saúde bucal do Estado, Marcelo Kanomata, e o presidente do CFO. O evento foi uma das atividades programadas em comemoração ao Dia do Cirurgião-Dentista, 25 de outubro.

forumg

Pucca apresentou os projetos implantados pelo Ministério que beneficiam a área da Odontologia e destacou a ampliação dos Centros de Especialidades Odontológicas no Brasil. Já Kanomata, apresentou a realidade de Mato Grosso do Sul. “Nós estamos muito bem. Estamos entre os sete Estados em que o governo também oferece incentivo à Odontologia. Por isso, nossa cobertura de atendimento a população é de pouco mais de 60%”, afirma.

Para o presidente do CFO, discutir política na Odontologia é importante para que a área tenha conquistas. “A política é o principal instrumento para lutarmos por melhoras. Todos dependemos da política e temos que estar em sintonia com ela”, destaca Ailton.

Um dos objetivos do Fórum foi discutir mecanismos para que a política possa colaborar com o aperfeiçoamento do serviço ofertado em Mato Grosso do Sul. “A gente precisava dar o primeiro passo. E acredito que hoje tenha sido o início de uma grande caminhada”, relata o presidente do CRO-MS.

A deputada Dione, que foi a autora do projeto que instituiu a “Semana Estadual de Prevenção ao Câncer Bucal”, explica que são por meio de iniciativas como essa que o legislativo consegue construir políticas que vão beneficiar a categoria e a população: “É assim que nós conseguimos colher subsídios para laboração de projetos, que promovam a saúde em Mato Grosso do Sul”, conclui a parlamentar.

Fonte: CRO-MS