Atendendo ao calendário pré – estabelecido, o Fórum permanente do Mercosul realizou, em 12 de dezembro, em Brasília, a última reunião do ano.O embaixador Bruno Bath, que também é diretor do Departamento do Mercosul no Itamarati, abordou para os integrantes do fórum os acordos gerais do Mercosul, destacando o papel da instituição em fazer avançar o projeto de integração entre os países no setor econômico e social e atingindo, inclusive, a cidadania.
O tema foi complementado com a palestra do ministro Luiz Cesar Gasser, chefe da Divisão de Negociações de Serviços do Ministério das Relações Exteriores. O grupo em destaque recebe as ações, coordenando as atividades, fazendo o papel de negociador e buscando formas de avançar. O protocolo de serviços estabelece a liberação, cuja harmonização acontece em rodadas de negociações dos países membros.
Outro ponto que avança na discussão do fórum é implantação da plataforma Arouca, que funcionará como cadastro único para que os profissionais de saúde possam se movimentar dentro dos países do MERCOSUL. O cadastro estará apto a expedir declarações sobre a situação de cada profissional de saúde depois de devida consulta aos Conselhos Profissionais. A perspectiva inicial do funcionamento da matriz mínima entre os países será no dia 1º de junho de 2012.
“As apresentações feitas no encontro foram uma oportunidade para os membros do fórum Mercosul esclarecerem as suas dúvidas em relação ao papel do Itamarati no processo de integração, inclusive os de interesse na área da saúde. Através do seu interlocutor, o ministério reconhece a importância do papel dos Conselhos Profissionais, que estabelecem uma via única por parte do nosso governo”, destaca Mário Ferraro, representante do CFO no fórum.