A celebração de Corpus Christi, expressão latina que significa Corpo de Cristo, acontece 60 dias depois da Páscoa, sempre na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, é no domingo seguinte ao Domingo de Pentecostes. A data pode cair no período de 21 de maio a 24 de junho, sempre numa quinta-feira, porque a Eucaristia foi celebrada pela primeira vez na Quinta-Feira Santa. Em 2017, o feriado de Corpus Christi cai em 15 de junho.
Corpus Christi é uma das festas mais importantes para a Igreja Católica, pois celebra o mistério da Eucaristia. Um dos sete sacramentos católicos, a Eucaristia (em grego, “reconhecimento”, “ação de graças”) é uma celebração da morte e ressurreição de Jesus Cristo.
Um milagre em Bolsena, na Itália, no século XIII, quando uma hóstia branca teria se transformado em carne viva durante a missa, está na origem da celebração de Corpus Christi. O Papa Urbano IV pediu para que os objetos da missa fossem levados para Oviedo, na Espanha, em uma grande procissão. Urbano IV instituiu oficialmente a festa de Corpus Christi com a publicação da bula Transiturus em 8 de setembro de 1264.
A celebração de Corpus Christi é marcada por procissões em diversos municípios brasileiros. Em várias cidades, as ruas são decoradas com enormes tapetes coloridos, feitos com serragem, sal, borra de café, areia, flores, farinha e outros materiais, que representam cenas bíblicas, objetos devocionais e temas ornamentais. Os tapetes são especialmente bonitos nas cidades históricas de Minas Gerais, em Pirenópolis, em Goiás, e em Castelo, no Espírito Santo, além de municípios do interior de São Paulo.
O CFO deseja um ótimo feriado a todos.