Em dois meses, GDF começa a distribuir 6 mil kits de saúde bucal

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal vai entregar seis mil kits de saúde bucal, com escova, pasta e fio dental. A distribuição, que começa em dois meses, será feita em centros de saúde ou por equipes de saúde da família e de saúde bucal.

A pasta também disse que vai usar 200 bonecos de pelúcia, 50 fantasias de dentinho e 50 kits com fantoches para ensinar noções de higiene e a evolução de doenças que afetam a boca, como a cárie.
De acordo com o gerente de Odontologia, Sérgio Timóteo da Silva Mata, a falta de informação sobre cuidados básicos com saúde e as condições sociais e econômicas da população levam a uma situação epidemiológica “grave.” Atualmente, a secretaria tem 467 cirurgiões-dentistas.
Mata também informou que todos os centros de saúde têm atendimento odontológico, mas que os casos mais graves são tratados nos dez centros especializados de odontologia do DF. Entre os serviços oferecidos no local estão tratamento de canal, extração de sisos, remoção de cistos bucais, tratamento avançado das gengivas e diagnóstico de câncer bucal.
Ranking
Dados do Ministério da Saúde divulgados em março de 2012 apontaram que Brasília apresenta a segunda pior cobertura de saúde bucal entre as capitais, perdendo apenas para Cuiabá (MT). As informações são do Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (SUS), que levaram em conta registros entre 2008 e 2010.
O desempenho leva em conta o número de equipes no programa saúde da família e o total de cirurgiões dentistas na atenção básica em relação à população. Segundo o governo federal, “maior cobertura indicaria maior oferta de serviços de odontologia básica e facilidade de acesso”.
Brasília apresentou nota 2,08 na cobertura de saúde bucal. Vitória, a capital melhor avaliada considerando todo o sistema de saúde pública, teve nota 9,87. Cuiabá, com pior nota entre as capitais na saúde bucal, obteve 1,3.
Na época, a Secretaria de Saúde afirmou que os dados são resultado do “descaso” de governos anteriores. A pasta também disse que o índice apresentaria melhora nos próximos levantamentos, em razão dos investimentos feitos na área. A assessoria informou que, em 2011, 179 dentistas foram contratados na rede pública de saúde.
Dados do governo do DF indicam que, na comparação com 2010, houve, em 2011, um aumento de 35% na cobertura de saúde bucal. Em termos de atendimento, no mesmo período, houve aumento de 5 para 12 (subcategorias de atendimento em saúde bucal), diz a secretaria.

Fonte: http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2013/05/em-dois-meses-gdf-comeca-distribuir-6-mil-kits-de-saude-bucal.html