Em Brasília, CFO participa de reunião do Grupo de Trabalho Dentais

No dia 20 de setembro, o conselheiro federal Samir Najjar integrou a construção de consenso sobre as AFEs, a rastreabilidade de produtos e de mecanismos de indução ao desenvolvimento do mercado.

Representantes de Associações, Conselhos e Sindicatos da área odontológica e especialistas de diversos setores do mercado apontaram como principais questões do comercio de produtos para odontólogos, a responsabilidade técnica sobre o anestésico e a unificação da Autorização de Funcionamento de Empresas – AFE. O objetivo do grupo foi avaliar e identificar as necessidades de ação regulatória e estratégias de ação sobre o setor.

foto02g22092011

O grupo abordou também a necessidade de apresentação do registro profissional com o número do CRO no caso da compra exclusiva de produtos do ramo odontológico. Outro tema em destaque foi a elaboração de estratégias para que as Dentais consigam alcançar os dentistas localizados em áreas mais isoladas, para assim, inibir a ação dos profissionais informais (maleteiros) na distribuição dos produtos.

A necessidade da conscientização sobre a venda exclusiva de produtos para os cirurgiões-dentistas e laboratórios também foi tratado durante o Encontro na Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa). A proposta apresentada corresponde às novas diretrizes nesse campo de trabalho, com foco no papel da Dental nessa cadeia específica. A proposta assistida durante a reunião prevê a contemplação no ramo de atividades específicas, a condução dos produtos comercializados em Odontologia, entre outros temas que foram abordados.

Além do Conselho Federal de Odontologia a reunião contou com a atuação de representantes do Conselho Federal de Farmácia, Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas – APCD, Agência de Vigilância Sanitária – ANVISA, Associação Brasileira do Comércio de Produtos Odontológicos Varejo e Atacado – SINCOPROVA e Associação dos Técnicos em Prótese Dentária – APDESP. Bem como a Associação Brasileira do Comércio de Produtos Odontológicos – ABCPO, Associação Brasileira de Odontologia – ABO e Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios – ABIMO.