O conselheiro do Conselho Federal de Odontologia, Samir Najjar, marcou presença, no dia 16 de dezembro, na 9ª Reunião Extraordinária do Fórum como encerramento das atividades de 2011 e o norteamento do trabalho para 2012.
Na pauta, os representantes dos Conselhos tiveram como base discursiva dois pontos de destaque: convocação dos representantes jurídicos de cada conselho federal para que opinem sobre o Regime Jurídico Único dos funcionários; e o posicionamento sobre a ação direta de inconstitucionalidade contra a Lei 12.514, que foi proposta pela Confederação Nacional dos Profissionais Liberais (CNPL).
Segundo o coordenador do Fórum, José Augusto Viana Neto, a partir de janeiro de 2012, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) irá acompanhar as reuniões do Fórum. “Na primeira reunião do Fórum no próximo ano, prevista para o dia 27 de janeiro, o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcanti, participará para ratificar essa posição da OAB para participar conosco. Acredito que em seguida, Ophir nomeará um conselheiro para representar a Ordem nas outras reuniões”, explica Viana.
Em balanço ao trabalho desenvolvido em 2011, o Coordenador do Fórum aproveitou a ocasião e destacou a maior conquista do ano para os Conselhos Federais. “Conquistamos a Lei das anuidades, que era o que mais trazia insegurança para os conselhos federais em todo o País. Sabemos que houve desemprego por falta de recursos, existiram dificuldades na fiscalização do exercício das profissões e a população ficou prejudicada em razão dessa dificuldade de fiscalização. O ano foi positivo nesse sentido”, afirma o Coordenador do Fórum.
O conselheiro do CFO, Samir Najjar agradeceu a parceria do trabalho em unidade e fortaleceu a participação do CFO nas atividades do próximo ano. A reunião também contou com a atuação do procurador jurídico do CFO, José Alberto Cabral Botelho e de representantes de conselhos federais de todo o Brasil.