Em Brasília, CFO participa da solenidade de abertura da 14ª Conferência Nacional de Saúde

Em clima de grande expectativa para geração de qualidade na saúde pública brasileira, membros do Conselho Federal de Odontologia acompanharam a solenidade de abertura da 14ª CNS, presidida pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no dia 1º de dezembro. Sob o tema “Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS”, a 14ª CNS foi palco de debates, diálogos temáticos e plenária final. O objetivo foi nortear as políticas públicas para o Sistema Único de Saúde até o dia 04 de dezembro.

foto02g02122011

Durante a solenidade, o ministro Padilha apresentou as principais conquistas do SUS e apontou as necessidades existentes, que serão priorizadas em parceria entre governo e gestores de estados e municípios. “Hoje o SUS atende 100 milhões de brasileiros todo mês e atinge o número de um milhão de internações por mês. A perspectiva é expandir a qualidade no atendimento por meio da criação de novos centros de unidade de atendimento na área rural e na área indígena; formação de médicos pediatras e ginecologistas; valorização das carreiras estaduais e dos profissionais da rede do SUS; tratar, sem preconceito, os dependentes de drogas, entre outras ações”, garante Padilha.

foto03g02122011

O Ministro da Saúde afirmou que a 14ª CNS irá fortalecer o SUS para enfrentar os desafios que estão por vir. “O SUS só consegue sobreviver graças ao trabalho dos gestores de cada estado brasileiro. E hoje presenciamos essa intensa representatividade composta por aproximadamente cinco mil pessoas na 14ª CNS, e isso é muito importante, pois o SUS é um patrimônio do povo brasileiro”, assegura o também Presidente do Conselho Nacional de Saúde.

O presidente do Conselho Federal de Odontologia, Dr. Ailton Diogo Morilhas Rodrigues completa “a 14ª CNS é de suma importância para a promoção da qualidade na saúde que a sociedade brasileira merece e o ministro Padilha tem dupla responsabilidade nesta jornada, como Ministro da Saúde e como presidente do Conselho Nacional de Saúde”, conclui o Presidente do CFO.