O Conselho Federal de Odontologia participou, no dia 06 de junho, da reunião da Câmara Técnica de Informática em Saúde, para discutir sobre a padronização da Troca de Informaçãoem Saúde Suplementar (TISS), que garantirá o Registro Eletrônico de Saúde.
O debate beneficiará diretamente os profissionais da área da saúde, e, consequentemente, a sociedade brasileira. Para subsidiar com maior eficácia essa diretriz, foi constituído um subgrupo de trabalho dentro da Câmara Técnica de Informática em Saúde que ficará responsável pela classificação da informação e o perfil de acesso que será utilizada na TISS. O objetivo é proporcionar a segurança e o sigilo da base de dados dos profissionais da área da saúde cadastrados no Ministério da Saúde, e, resguardar a privacidade de informações sobre o paciente/usuário em tratamento na rede pública de saúde.
O subgrupo de trabalho da Câmara Técnica atuará para garantir a conexão de grupos da área da saúde que já desenvolvem trabalho similar e contemplam o prontuário eletrônico e o Registro Eletrônico de Saúde.
De acordo com Antônio Carlos Endrigo, gerente geral de integração setorial da Agência Nacional de Saúde Suplementar, “o envolvimento da ANS e dos conselhos profissionais da área da saúde é essencial na definição de regras claras para nortear o acesso seguro e íntegro do Registro Eletrônico de Saúde, tanto pelo profissional da saúde,quanto pelo beneficiário”, explica Endrigo.
O trabalho do subgrupo iniciará de imediato no próximo dia 24 de julho e seguirá fortalecido na próxima reunião da Câmara Técnica de Informática em Saúde, agendada para o dia 25 de julho.
Por parte do CFO, este presente o representante da gerência de tecnologia, Luciano Maurício Sampaio Barreto que, apontou como primordial a representatividade de todos os profissionais da área da saúde na Câmara Técnica para contribuir com as discussões.