Eleições 2025 dos Conselhos Regionais de Odontologia são finalizadas com conclusão do segundo turno

Encerramento do pleito no Distrito Federal e em Minas Gerais finaliza o processo eleitoral em todo o país, com definição das últimas gestões regionais.

 

O Sistema Conselhos de Odontologia concluiu, nesta segunda-feira, 22 de dezembro, o processo eleitoral das Eleições 2025, com o encerramento do segundo turno das votações on-line para os Conselhos Regionais de Odontologia (CROs) do Distrito Federal e de Minas Gerais. O pleito definiu as gestões que estarão à frente dos Conselhos Regionais no próximo biênio, consolidando mais uma etapa democrática do Sistema CFO/CRO.

 

No Distrito Federal, duas chapas disputaram o segundo turno das eleições: a chapa 1 e a chapa 2. Ao final da apuração, a chapa 1 foi eleita, com 63,45% dos votos válidos, seguida pela chapa 2, que obteve 36,55%. Em Minas Gerais, participaram do pleito as chapas 1 e 4. A chapa 4 foi eleita com 60,99% dos votos válidos, enquanto a chapa 1 ficou em segundo lugar, com 39,01% dos votos.

 

Primeiro turno e conclusão da votação

Além dos estados que passaram pelo segundo turno, outras eleições foram definidas ainda no primeiro turno. Em Goiás, três chapas concorreram ao pleito, com vitória da chapa 1, que obteve 50,56% dos votos válidos. Já em São Paulo, a chapa 1 foi eleita também em primeiro turno, com 71,14% dos votos válidos.

 

As eleições presenciais realizadas nos demais 23 Conselhos Regionais de Odontologia do país também foram concluídas, com todos os resultados oficialmente homologados pelo Sistema Conselhos de Odontologia, conforme os editais eleitorais vigentes.

 

Odontologia fortalecida

O Conselho Federal de Odontologia destaca que o processo eleitoral de 2025 reafirma o compromisso do Sistema Conselhos com a transparência, a legalidade e o fortalecimento da representatividade profissional. A ampla participação dos cirurgiões-dentistas em todo o país reforça a importância do voto como instrumento essencial para a construção de uma gestão democrática, participativa e alinhada aos interesses da Odontologia brasileira.