Durante os dias 13 e 14 de junho foi realizado, em Canela, no Rio Grande do Sul, o encontro da diretoria do Conselho Federal de Odontologia (CFO) com os presidentes dos Conselhos Regionais da região Sul.
O objetivo da reunião foi expor os principais problemas que afligem a área. Para o Dr. Élito Araújo, presidente do CRO de Santa Catarina, a reunião foi “muito positiva”. “As reuniões com todos os Conselhos Regionais do país são muito importantes também, mas como são interesses muito diversos, acabamos não conseguindo expor à diretoria os nossos problemas mais específicos. Além disso, o encontro foi muito bem conduzido, as discussões foram muito proveitosas, o que permitiu um maior entrosamento sobre os conselhos do sul e os problemas comuns desta região”, afirmou.
O presidente do Conselho Regional do Rio Grande do Sul, Dr. Flávio Borella, também elogiou a forma como o encontro foi conduzido. “Um trabalho que é realizado num pequeno grupo com o presidente permite debates mais conectados com os problemas da região. Foi muito produtivo”, analisou.
Troca de experiências
Além de também elogiar a efetividade do encontro, o Dr. Roberto Cavali, presidente do CRO/PR, enfatizou a importância da reunião como uma “troca de experiências” entre os conselhos. Além disso, segundo ele, o encontro “manteve uma mesma linha de conduta nos diversos assuntos que são próprios dos conselhos. Isto mostra uma vez mais a unidade que existe no sistema”, finalizou.
De acordo com o Dr. Ailton Morilhas, presidente do CFO, reunião dos presidentes foi importante para discutir os problemas comuns entre os estados do Sul. “Falamos sobre a questão da fiscalização, a atuação dos CROs em cada estado, os projetos políticos de interesse da classe, e tudo que diz respeito ao profissional da odontologia”, afirmou.
Também estiveram presentes no evento o vice-presidente do CFO, Dr. Leonardo Marconi Cavalcanti de Oliveira, o tesoureiro do CFO, Rubens Côrte Real de Carvalho, o conselheiro efetivo, Dr. César Campagnoli, o conselheiro suplente, Dr. Murilo Rosa, o superintendente do CFO, Dr. Márcio Coimbra, Dr. Luiz Edmundo Gravatá Maron, procurador jurídico do CFO e o assessor especial da presidência, Dr. Ermensson Luiz Jorge.