CFO chama a atenção para a prevenção
Conduzido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), responsável por melhorar as condições de saúde dos países que pertencem ao continente americano, o Dia Pan-Americano da Saúde foi instituído pelo Decreto de Lei nº 8.289, de 2 de dezembro de 1941, a ser comemorado todo ano. “Esse dia vem alertar as pessoas a terem o cuidado necessário com a saúde. Nisso tudo está incluída a saúde bucal que é um cuidado importantíssimo para a saúde geral e somente com uma higienização bem feita, é possível ter saúde de boa qualidade”, afirma o presidente do CFO, Ailton Morilhas.
O objetivo da data é alertar a população para que previnam doenças com a realização de atitudes que melhorem a qualidade de vida do cidadão, como a condução de uma alimentação saudável, a prática diária de exercícios – de acordo com as limitações de cada pessoa, visitas periódicas ao cirurgião-dentista, bem como um check-up anual.
Saúde Bucal: O Câncer bucal ainda é preocupante no Brasil e a prevenção é a maior inquietação da classe odontológica. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a doença ainda mata mais de 4 mil pessoas por ano e em alguns países como a África ganha espaço pela falta de orientação, hábitos e profissionais. No Brasil, o problema não é a quantidade de cirurgiões-dentistas (cerca de 273 mil), mas sua distribuição irregular nas várias regiões, com densidades e níveis econômicos variáveis da população, segundo dados do CFO.
O CFO, preocupado com o crescimento da doença, trabalha junto ao Congresso Nacional na aprovação do projeto que cria a Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal (PL 3939/12), a ser celebrada todos os anos, na primeira semana de novembro. O objetivo é estimular ações preventivas e educativas, promover debates e outros eventos sobre as políticas públicas de atendimento integral a portadores de câncer bucal, apoiar atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil em prol do controle deste mal que envolve milhares de brasileiros, além de difundir os avanços técnico-científicos relacionados à doença.
“A prevenção é a melhor atitude. Cuide de seu maior patrimônio, a sua saúde! Previna-se consultando o médico e o cirurgião-dentista, anualmente, dessa forma você vai contribuir para sua qualidade de vida”, conclui Ailton Morilhas.
Comunicação do CFO – Fonte – Site Callendar