Dia Mundial de Diabetes terá evento gratuito em São Paulo

A Associação Nacional de Assistência ao Diabético (ANAD) e Federação Nacional de Associações e Entidades de Diabetes (FENAD) realizarão no próximo domingo, dia 15 de novembro, a Campanha Gratuita de Prevenção do Diabetes e suas Complicações, em São Paulo.

Durante todo o dia, serão feitos diversos exames como testes de glicemia e colesterol, avaliações de boca, olhos, pés, nutricional e fisioterápica, orientação educacional, aferição de pressão arterial, entre outros, com o intuito de diagnosticar e prevenir o diabetes na população.

Dia Mundial do Diabetes

O evento acontece próximo ao Dia Mundial do Diabetes. A data de 14 de novembro foi instituída pela International Diabetes Federation (IDF), em 1991, como um meio de aumentar a conscientização global sobre a doença. Cerca de 1200 cidades brasileiras aderiram ao movimento. A ação é realizada em mais 180 países com a coordenação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e, a partir deste ano, da Organização das Nações Unidas (ONU).

A iniciativa é uma oportunidade de chamar atenção do público e autoridades de saúde para os problemas desta grave enfermidade que cresce entre a população mundial. Além disso, a campanha possibilita que pessoas sem recursos econômicos sejam diagnosticadas e recebam orientações sobre como prevenir as complicações causadas pelo diabetes.

Faz parte da campanha a iluminação, com luz azul, de diversos monumentos em diferentes partes do mundo, como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que participa desde 2007.

Diabetes no mundo

Estima-se que mais de 200 milhões de pessoas em todo o mundo têm diabetes. Somente no Brasil, mais de 10 milhões possuem a doença, destes, 40% não estão diagnosticados.
Segundo o presidente da ANAD/FENAD, Fadlo Fraige Filho, “devemos chamar a atenção para o número cada vez maior de pessoas que têm dificuldade em conseguir o tratamento adequado, tanto em países desenvolvidos quanto naqueles em desenvolvimento”. Para ele, o grande número de pessoas com diabetes está ligado à falta de informação sobre a enfermidade e o difícil acesso ao tratamento. “Isso ocorre ou por estarem fora dos sistemas de saúde ou, por alguma razão, terem dificuldades no acesso ou desconhecimento dos serviços que estão à sua disposição.”
A IDF avalia que o número de pessoas com diabetes no mundo chegue a 300 milhões em 2025. Deste total, 80% viverão em países pobres. No Brasil, uma pesquisa realizada em 2006 sobre as pessoas com diabetes que utilizaram o Sistema Único de Saúde (SUS) destacou a importância do tratamento adequado, acesso à medicação e monitoramento do paciente para o controle da doença.

O que é diabetes

O diabetes caracteriza-se pela deficiência na produção de insulina pelo pâncreas, uma substância que permite o aproveitamento da glicose (açúcar) contida nos alimentos para que ela possa ser transportada para dentro das células, sendo transformada em energia. Se a glicose não é “absorvida”, fica presente na corrente sanguínea, o que, em níveis altos durante muito tempo, ocasiona as complicações como doenças cardíacas (coronariopatias), renais (hipertensão arterial e insuficiência renal), cegueira (retinopatia) e amputação de membros (neuropatias e trombose).
A detecção precoce é vital. As campanhas de detecção para a população ajudam a descobrir casos de diabetes e prevenir complicações, diminuindo o impacto da enfermidade na qualidade de vida do indivíduo.


Serviço:
“Campanha Gratuita de Prevenção do Diabetes e suas Complicações”
Endereço: Rua Madre Cabrini, 36, ao lado do metrô Vila Mariana, em São Paulo
Informações: (11) 5572-6559/6179 – mkt@anad.org.br
Data: 15/11/2009 – domingo
Horário: das 8h às 17h
Local: Colégio Madre Cabrini

Fonte: Associação Nacional de Assistência ao Diabético (ANAD)