O Programa Brasil Sorridente será ampliado no Distrito Federal, com o aumento do número de equipes de saúde bucal da Estratégia Saúde da Família (ESF) e com a criação de cinco novos Centros de Especialidade Odontológica.
Os serviços serão anunciados pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no dia 11 de setembro, às 10h, no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde – Fepecs (W/3 Norte quadra 501).
Segundo o gerente de odontologia da Secretaria de Saúde, Sérgio da Mata, a ampliação da saúde bucal no DF teve início no ano passado, com a contratação, pela SES/DF, de 178 cirurgiões dentistas, e prosseguiu este ano, com a contratação de 128 técnicos de saúde bucal. “Isso possibilitou que pudéssemos credenciar mais 55 equipes de saúde bucal, além das 23 com as quais já trabalhávamos”, explicou.
As equipes da Saúde da Família fazem o atendimento primário, como orientação aos pacientes, limpeza e obturação simples. Já o tratamento mais especializado, canal e cirurgia, é feito pelos Centros de Especialidades. Além dos cinco já existentes nos hospitais de Planaltina, Asa Norte e Taguatinga, Cerest na 712 Sul e na Unidade Mista (Taguatinga), os moradores do DF poderão receber atendimento nos hospitais de Sobradinho, Materno Infantil, Ceilândia, Santa Maria e no Centro de Saúde 11 de Ceilândia (Expansão do Setor “O”).
Outro reforço obtido pela Secretaria de Saúde para a área odontológica foi a concessão de 40 horas semanais para 86 dentistas e 69 técnicos de saúde bucal e o recebimento de 80 consultórios dentários completos pelo programa Brasil Sorridente, além de uma Unidade Odontológica Móvel, que percorrerá a área rural e as escolas. Sérgio lembra que além da ESF, todos os 60 centros de saúde do DF contam com dentistas, a porta de entrada para os usuários que necessitam de tratamento.
Fonte: http://www.vermelho.org.br/ma/noticia.php?id_secao=64&id_noticia=192343