CRO firma convênio com Caixa para a aquisição da casa própria

Por meio de um convênio firmado entre o Conselho Regional de Odontologia (CRO) e a Caixa Econômica Federal (CEF), os cirurgiões-dentistas, técnicos em saúde bucal, técnicos em prótese dentária, auxiliares em saúde bucal e auxiliar em prótese dentária, inscritos no CRO Roraima, podem comprar sua casa própria com juros de 8,4% ao ano. O convênio foi firmado na manhã de ontem no próprio CRO.

Esse convênio está inserido dentro de uma proposta do governo federal que visa ampliar o programa de financiamento da casa própria. Aqui em Roraima, o primeiro conselho a ser procurado pela Caixa foi o de Odontologia. Segundo a gerente-geral da agência em Boa Vista, Havany Rocha Pereira, a taxa de juros para uma pessoa que não está inserida no convênio é de 10% ao ano.

Para ter direito ao convênio é necessário que os interessados estejam em dia com tesouraria do conselho. O critério de seleção para o tipo de financiamento vai ser feito pela renda da pessoa. A Caixa vai cobrir tanto quem se encaixa no Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) como no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Para as pessoas cadastradas no FGTS a Caixa chega a financiar até 100%.

O SBPE vai financiar a linha de crédito para pessoas com renda acima de cinco mil, enquanto que o FGTS financia aquelas com renda inferior a cinco mil. “Nesse convênio, o normal seria a Caixa entrar com 80% e o interessado com 20%. Mas, devido à assinatura do acordo, a Caixa entra com 90% e a pessoa, com 10%”, disse Havany.

“Essa parceria é bastante substancial para os cirurgiões-dentistas, auxiliares e técnicos, além de colaboradores que labutam em prol do CRO. É um benefício maravilhoso porque todo brasileiro sonha com a casa própria. E em consonância com a política de habitação nacional e Caixa oferecendo essa linha de crédito, é possível adquirir a casa própria”, disse o presidente do CRO, Rodrigo Ivo Matoso. Ele disse que esse convênio faz parte da política de valorização dos profissionais do CRO de Roraima.

A partir do dia 26 de janeiro de 2012, os profissionais do CRO já podem buscar sua linha de crédito para financiamento habitacional junto à Caixa. Segundo Matoso, o conselho possui 1.200 profissionais cadastrados. Se todos estiverem em dia com o conselho, a partir da data fixada já podem dar entrada com a documentação na Caixa. Se toda a documentação estiver completa, o contrato é assinado num prazo de 15 dias.

Segundo Havany, a negociação durou pouco tempo. O contrato foi elaborado pela CEF e enviado ao CRO para análise. Feitas as alterações necessárias, o convênio foi assinado. Os próximos conselhos a serem procurados serão o de Medicina (CRM), o de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Para outras informações os interessados devem se dirigir até a Caixa ou no site do CRO (www.crorr.org.br).
Fonte: OZIELI FERREIRA/Folha de Boa Vista