Conselho Federal de Odontologia integra solenidade de abertura do II COBRAPO

O Conselho Federal de Odontologia compôs, no dia 9 de outubro, em Belo Horizonte (MG), a mesa solene de abertura do II Congresso Brasileiro de Atenção Primária em Odontologia (II COBRAPO). O Evento bianual é promovido pelo Sindicato dos Odontologistas de Minas Gerais (SOMGE), em parceria com o CRO-MG e o CFO.

cobrapo imagem interna

Como eixo norteador desta segunda edição, o Congresso aborda o tema a “Atenção Primária em Odontologia e Modelos de Decisão”. O debate segue até o dia 11 de outubro, com o objetivo de discutir e dimensionar as experiências exitosas das equipes de saúde bucal na atenção primária e da sua gestão, com a ótica na: Prótese na Atenção Primária: avanços e desafios; O processo de trabalho da TSB e ASB; Modelos de decisão na Atenção Primária; Atenção Primária em Odontologia ou Odontologia na Atenção Primária?; entre outras pautas.

Para o Presidente do Conselho Federal de Odontologia, Dr. Ailton Diogo Morilhas Rodrigues, “um Congresso com tamanha magnitude como o COBRAPO avança em sua segunda edição na certeza que atenderá os anseios do Cirurgião-Dentista e da população brasileira, até por ser o único Congresso no Brasil a tratar do tema da atenção primária”, afirma.

Segundo o Presidente do CRO-MG e também Presidente do II COBRAPO, Dr. Luciano Eloi, “a discussão dos mais de 400 profissionais inscritos em três dias de Congresso refletirá no aperfeiçoamento dos serviços nos estados e municípios, de forma mais organizada e qualificada da saúde bucal. Utilizamos o exemplo exitoso do trabalho aplicado nos municípios premiados no Prêmio Brasil Sorridente para conduzir as mesas de debate no Congresso. O apoio inestimável, conduta digna e hombridade do CFO, na figura do Presidente Ailton Morilhas, contribuíram de forma significativa para a realização deste II COBRAPO”, explica.

Membro da equipe organizadora, o Dr. Eduardo Gomide garante que, “a participação de líderes e gestores das esferas nacional, estadual e municipal e, representantes de Entidades Odontológicas Nacionais somarão para a proposta de reflexão crítica acerca da prevenção de doenças no processo de assistência da atenção básica à população”, completa.

O Congresso foi contemplado também com a presença: do Assessor Especial da Presidência do CFO, Dr. Ermensson Luiz Jorge; do Secretário-Geral, Dr. Carlos Augusto Jayme Machado (ABO-MG); do Presidente da Federação Internacional dos Odontologistas, Dr. José Campos Sobrinho; do Deputado Federal, Dr. Grilo (PLS-MG); do Vereador e Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Dr. Bruno Miranda; da Secretária Municipal de Saúde, Dra. Ana Pitchon; Secretário Estadual de Saúde, Dr. Antônio José Meira; Representante da Universidade Federal de Minas Gerais, Dra. Nara Vasconcellos; o representante da Coordenação Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Dr. Moacir Palodeto; o Presidente de Honra do Congresso, Dr. Carlos Alfredo Sales; e, em memória do Dr. José Arlindo Puliti, representado pela esposa Maria José Puliti.

Fonte: Michelle Rocha Calazans / Assessoria de Comunicação CFO
Fotos: Diego Couto