Comissão do Mercosul do CFO reúne-se e elabora propostas de ações

A pauta contou com a atualização das atividades que estão em andamento do Mercosul

interna_385x119px_mercosul_1

A Comissão do Mercosul do CFO reuniu-se em Brasília, nessa terça-feira (30/9), em seu primeiro encontro oficial, com o objetivo de elaborar propostas de ações para o ano de 2015, bem como para atualizar as atividades que estão em andamento do Mercosul, juntamente ao Ministério da Saúde (MS), onde se desenvolvem a maior parte das demandas. “Estamos atualizando nossa pauta sobre o Mercosul para traçarmos nossas próximas linhas de ações”, afirmou o presidente da comissão, Mário Ferraro. Também participaram da reunião os demais membros: Sérgio Abraham e Zacaria Omar.

A pauta contou com temas importantes que precisavam ser discutidas entre os membros da comissão, como a atualização das ações junto ao Fórum Mercosul, especialmente na área específica da saúde, e a discussão sobre a situação das profissões técnicas auxiliares: Técnicos em Análises Clínico, Técnicos em Enfermagem, Técnicos em Radiologia e os Técnicos em Prótese Dentária que serão pauta no próximo encontro do SGT11 (grupo da área de saúde), prevista para outubro, em Buenos Aires.

Foi idealizada, também, uma proposta de encaminhamento ao CFO para que os setores envolvidos com o MERCOSUL participem de um seminário que está sendo organizado pelo Fórum dos Conselhos Profissionais de Saúde, a ser realizado nos dias 27 e 28 de novembro, na sede do Conselho Federal de Medicina, na capital Federal. Na ocasião serão discutidos temas importantes no contexto MERCOSUL nas áreas de Saúde, Educação, Previdência Social e PARLASUL, entre outros.

O CFO ainda prevê, por meio da Comissão do Mercosul, a organização de um evento, no primeiro semestre de 2015, com a participação dos Conselhos Federal e Regionais de Odontologia, MS e da Educação (MEC), e dos profissionais do local que for efetivado o evento, com o objetivo de levar ao conhecimento do grupo, oficialmente,  todas as ações pertinentes ao desenvolvimento do MERCOSUL, bem como a explicação dos temas específicos em andamento, principalmente para as regiões fronteiriças, para que haja maior interação entre as instituições envolvidas no tema.

Comunicação do CFO