Com o olhar no trabalho a ser desenvolvido no segundo semestre de 2011, comissões do CFO reuniram-se nos dias 16 e 17 de junho, na sede do Conselho em Brasília.
As Comissões do Mercosul, de TSBs-ASBs, de Legislação, de TPDs-APDs e de Políticas Públicas de Saúde estiveram reunidas para definir novas diretrizes em prol dos profissionais da área odontológica.
No primeiro dia, a Comissão de Registro de Técnicos em Prótese Dentária, Auxiliares de Prótese Dentária e de Laboratórios de Prótese Odontológica (TPDs-APDs) abordou a normatização da especialidade para, assim, definir as atribuições e competências dos profissionais técnicos do setor. O conteúdo foi apresentado pelo presidente da Comissão, José Augusto Gomes de Siqueira, pelo membro Agostinho Ferreira dos Santos Filho, o assessor especial da diretoria do CFO Marcos Luís Macedo de Santana também acompanhou as deliberações na reunião do dia 16 de junho.
Paralelo, a Comissão do Mercosul – conduzida pelo presidente, Mário Ferraro Tourinho Filho, e pelos membros Celso Kenji Nishiyama e Roberto Eluard da Vieira Cavali – tratou da revalidação do diploma odontológico, da necessidade de contato constante da Comissão junto ao Ministério da Saúde no que diz respeito ao andamento do Fórum Permanente do Mercosul, e da portaria 624 de março de 2011, do ministro da saúde, Alexandre Padilha, correspondente à matriz mínima de registro de profissionais de saúde do Mercosul.
Já no período da tarde, a mobilização ficou por conta da Comissão de Registro de Técnicos em Saúde Bucal e de Auxiliares de Saúde Bucal. Acompanhada dos membros Gilherme Biachini Poblete Morales e Lucília Cristina de Oliveira, a presidente Filomena Barros destacou a necessidade de criar um código de ética para as comissões técnicas.
No dia 17, a Comissão de Legislação deliberou sobre a reformulação do Código de Ética Odontológico, que fará parte da 4ª CONEO, em Goiânia, e analisou alguns processos da Comissão. Aproveitando a oportunidade, foi marcada uma nova reunião para análise de processos administrativos. Para tratar sobre o tema, estiveram presentes o presidente da Comissão, Marcondes Martins da Silva Junior, e os membros Cláudio Fontoura Nogueira da Cruz, Messias Gambôa de Melo e Tito Pereira Filho.
A Comissão de Políticas Públicas também integrou o encontro no dia 17, apresentando as necessidades relacionadas ao tema Brasil Sorridente e discutindo a portaria SAS 718/2010 e a questão dos profissionais autorizadores que necessitam ser devidamente treinados. Assuntos estes defendidos pela presidente, Maria Rita Ibañes de Lemos, e os membros Evanilde Borges Viana e Gerdo Bezerra de Faria.
Os coordenadores das comissões, os conselheiros federais efetivos Emanuel Dias de Oliveira e Silva e Mário Tavares Moreira Júnior, conduziram as reuniões e afirmaram que será marcada um outro encontro, nos dias 28 e 29 de julho, com todas as comissões do CFO para discutir novas estratégias de trabalho destinadas à categoria odontológica.