Comissões do CFO definem diretrizes em Brasília

Sob a ótica de construir estratégias para consolidar resultados, as Comissões do CFO se reuniram, nos dias 28 e 29 de julho, em Brasília, para elaborar a agenda de trabalho até o fim de 2012.

O encontro ocorreu em clima de integração absoluta entre as comissões, pois os membros acompanharam de perto o desenvolvimento do trabalho de cada comissão, além de obterem maior visibilidade das ações prioritárias. Dessa maneira, os grupos tiveram a oportunidade de sugerir, em conjunto, metodologiasque consigam contemplar todas as comissões.

No primeiro dia de reunião, a Comissão do Mercosul, conduzida pelo presidente Mário Ferraro Tourinho Filho apresentou um extrato sobre os fatos desenvolvidos e expressou a necessidade de um maior monitoramento do exercício profissional do Ministério da Saúde. “Necessitamos inclusive da realização de um evento com as atividades junto ao Ministério da Educação e do Ministério do Trabalho e Emprego, bem como com o Ministério das Relações Exteriores, e, evidentemente, o Ministério da Saúde”, explica.

Na sequência, a Comissão de Legislação pautou sobre a elaboração do aprimoramento da metodologia de trabalho para dar celeridade às respostas dos processos que chegam à Comissão. Representando a Comissão, estiveram presentes o presidente, Marcondes Martins da Silva Junior, e os membros Cláudio Fontoura Nogueira da Cruz, Messias Gambôa de Melo e Tito Pereira Filho.

Já a Comissão de Registros de Técnicos em Prótese Dentária, Auxiliares de Prótese Dentária e de Laboratórios de Prótese Odontológica esteve representada pelo presidente José Augusto Gomes de Siqueira e pelo membro Agostinho Fernandes dos Santos Filho. A Comissão abordou a viabilização de negociação da inadimplência dos profissionais técnicos, a necessidade da presença de três representantes técnicos nos CROs de cada estado e continuidade da divulgação das normas, da ética, das leis e da competência dos profissionais técnicos no ambiente odontológico para a sociedade.“Estamos dando continuidade às atribuições e normas da especialização, já deliberada na última reunião com o CFO”, esclarece Siqueira.

O presidente da Comissão de Comunicação, Ermensson Luiz Jorge, em conjunto com o membro Lúcio Alberto de Pinho Pessoa Monteiro, apresentou as ações realizadas no setor e destacou a importância da participação de todos na elaboração de pautas para a produção dos veículos de comunicação do CFO. “Realizaremos, além disso, uma pesquisa sobre a preferência do jornal trimestral do Conselho, impresso ou online”, destaca ele.

Representando a Comissão de Políticas Públicas de Saúde, a membro Evanilde Borges Viana apresentou as propostas que a Comissão pretende efetivar até o fim da gestão e ressaltou a carência de uma maior participação do CFO na discussão das políticas de saúde pública por meio da Comissão. “Essa aproximação é importante para estabelecer as diretrizes e sistematizar a atuação do CFO, contribuindo assim para melhor efetivação das políticas públicas de saúde”, afirma Evanilde.

No segundo dia de reunião, a Comissão de Registros de Técnicos em Saúde Bucal e de Auxiliares de Saúde Bucal retratou a evolução do trabalho da Comissão por conta das reuniões no CFO. “O objetivo da Comissão até 2012 é que todas as câmaras técnicas sejam formadas nos CROs dos estados brasileiros e que nas pré-conéis sejam discutidas emendas para serem anexadas no código de ética e em seguida abordadas na 4º CONEO”, garante a presidente Filomena Barros e os membros Guilherme Bianchini Poblete Morales e Lucília Cristina de Oliveira

E, finalizando, a Comissão de Registro de Entidades Prestadoras de Assistência Odontológica pautou a prioridade de um atendimento justo para o paciente, melhores condições de trabalho para os profissionais da Odontologia, remuneração digna e estrutura adequada de trabalho, entre outros benefícios para a categoria odontológica. “Trabalho este realizado pelos grupos subdivididos da Comissão”, declara o presidente Benício Paiva Mesquita e os membros Denise Silva de Oliveira e Ermensson Luiz Jorge.

A reunião contou também com a integração de Samir Najjar, representante do CFO na Câmara de Saúde Suplementar da Agência Nacional de Saúde, e do representante do CFO no Comitê de Padronização das informações em Saúde Suplementar, Ericson Leão Bezerra.

Os coordenadores das Comissões, Emanuel Dias de Oliveira e Silva e Mário Tavares Moreira Júnior, já preveem para a segunda quinzena de outubro uma nova reunião geral com todas as Comissões. “O objetivo é medir resultados com base no atual encontro, que foi muito produtivo e conteve muita qualidade no conteúdo, justamente por cada comissão conhecer os problemas e avanços umas das outras”, completou Emanuel.