A Comissão Nacional de Convênios e Credenciamentos (CNCC) esteve reunida nos dias 29, 30 e 31 de janeiro, na sede da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD), em São Paulo, para debater e revisar as principais ações que serão desenvolvidas neste ano. Coordenador e cirurgião-dentista
Eduardo Carlos Gomide (FIO), Dr. José Ferreira Campos (FIO), Dr. José Carrijo Brom (FIO), Dr. José Mário Matheus (CFO), Dr. Benício Mesquita (CFO), Dr. Sílvio Cecchetto (ABCD), Dr. Wilson Chediek (ABCD), Dra. Nádia Fava (ABO Nacional) e Dr. Ernani Bezerra (FNO) estiveram presentes.
Durante Reunião Ordinária da CNCC foram definidas as seguintes pautas: temas que serão abordados durante encontro marcado para a próxima quinta-feira (06/02), na sede da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), com o Presidente e Diretoria da Agência; a posição da odontologia, a respeito da minuta da resolução contida na Consulta Pública 54 da ANS, que trata da criação de um instrumento que irá monitorar as regras gerais para manutenção das boas práticas no relacionamento entre as operadoras de planos privados de assistência à saúde e seus prestadores de serviços de saúde. Além dos detalhes de organização, programação e execução do 1º Encontro Nacional das Comissões de Convênios e Credenciamentos da Odontologia, o qual deverá ser realizado em Brasília, cuja data ainda não foi definida.
Neste encontro, serão aguardadas as mais de 20 CECC’s já formadas e reestruturadas durante o ano de 2013. Todas deverão se reunir com os profissionais na base de seus estados, com o objetivo de desenvolver uma pauta sugestiva de discussão para o evento. Já foram definidas as estratégias para a mobilização (protesto) unificada nacional, prevista para abril de 2014, contra os abusos e ilegalidades dos planos odontológicos, caso as negociações e o posicionamento das operadoras persista na atual trajetória. Também ficaram decididos a retomada das negociações com as operadoras de maneira setorizada; o calendário de reuniões ordinárias da CNCC para o primeiro semestre deste ano. Inclusive foi discutida e analisada toda a conjuntura atual sobre o mercado da odontologia na saúde suplementar, bem como uma reavaliação do Plano Estratégico Nacional Unificado (PENU).
Dentre os elementos da conjuntura atual, observados e debatidos, foram destacados:
o crescimento negativo do nº de beneficiários registrado no 1º trimestre de 2013 (-0,79% – fonte ANS); a necessidade de implementação da CBHPO nos estados, como forma de auxiliar a negociação coletiva; o fortalecimento das CECC’s com envio de material e informações pela CNCC, bem como a sua presença durante 2013, nos grandes eventos em vários estados do país, visando fortalecer a unificação, organização e coordenação do movimento de enfrentamento nacional.
A CNCC é formada pelas seguintes entidades nacionais: Associação Brasileira dos Cirurgiões Dentistas, Associação Brasileira de Odontologia – seção nacional, Conselho Federal de Odontologia, Federação Interestadual dos Odontologistas e Federação Nacional dos Odontologistas.
Por Bianca Lopes e Patrícia Carvalho / Departamento de Comunicação do CFO