Comissão de Educação do CFO encerra atividades de 2014

O objetivo da comissão é acompanhar o acadêmico de perto. A grande preocupação do CFO nesse ano que termina é o estágio do aluno da graduação

Foto Reuniao CFO Educação 190x140px 02A Comissão de Educação do Conselho Federal de Odontologia (CFO), em sua última reunião do ano, debateu nessa quarta-feira (10/12), na sede do Conselho, em Brasília, sobre temas relativos aos cursos de graduação odontológica. Estiveram presentes o presidente da Comissão, César Campagnoli, e os demais membros José Ricardo Dias, Eduardo Ferreira Motta e Maria Carméli Correia Sampaio. “O objetivo da comissão é acompanhar o acadêmico de perto, e a grande preocupação do CFO nesse ano que termina é o estágio do aluno da graduação”, afirmou César Campagnoli.

Segundo o presidente da comissão, o primeiro tema debatido foi sobre o estágio dos alunos da graduação de Odontologia. Há uma preocupação muito grande do CFO de que o acadêmico tenha o acesso correto ao estágio junto às instituições de ensino superior, em prol do cidadão brasileiro. O Conselho Federal de Odontologia procura elaborar ações que regulem esses estágios junto ao Ministério da Educação.

Outro tema em pauta foi sobre a proposta da comissão em instituir um prêmio dado pelo CFO. O objetivo da premiação é divulgar a produção acadêmica, valorizando professores e estudantes, estreitando os laços dessas duas instituições com a comunidade acadêmica, além de estimular a divulgação de trabalhos/pesquisas que envolvam exemplos dentro da conduta ética do futuro profissional.

O Prêmio CFO / Abeno de Ensino e Valorização da Ética, busca, ainda, a valorização do comportamento ético como uma prática permanente a ser desenvolvida no âmbito de cada curso de Odontologia, onde experiências possam ser compartilhadas com a seriedade e o estímulo que uma pesquisa dessa importância necessite.

Os trabalhos inscritos deverão ter ações baseadas na ética comportamental/científico; não deverão ser centrados apenas na execução e, sim, voltados ao que poderá acrescentar à comunidade acadêmica, visando à ética comportamental aluno/aluno; aluno/ professor, entre outros. Os trabalhos devem promover uma leitura científica do comportamento ético no trabalho – é a verdadeira postura ética profissional/acadêmica entre aluno – professor – sociedade”, conclui Campagnoli. O prêmio está em fase de elaboração.

Comunicação do CFO