CFO compõe reunião para definir nomenclatura das profissões que integram os países membros do Mercosul

O representante do Conselho Federal de Odontologia no Mercosul, Dr. Mário Ferraro, participou, no dia 11 de abril, da reunião extraordinária do Fórum Permanente Mercosul para a Saúde, com o objetivo de compatibilizar, de forma homogenia, a nomenclatura das profissões na área da saúde que compõem os países membros do Mercosul.

De acordo com a Sra.Silvia Portela, consultora e representante do Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde – DEGERTS, o trabalho coletivo viabilizado nessa reunião extraordinária garantiu o início do preenchimento da planilha discriminando a nomenclatura das profissões reconhecidas à nível de saúde doMercosul, em caráter de nível superior e técnico. “Discutimos alguns aspectos relativos ao funcionamento do subgrupo 11 saúde no Mercosul, debatemos também anecessidade da participação das entidades profissionais nas definições de diretrizes do subgrupo 11, e, vamos encaminhar também as formas de como issopode ser efetivado. Começamos a discutir também sobre algumas atividades que poderão, talvez, serem feitas no segundo semestre deste ano, quando finalizar areunião do subgrupo 11”, afirma Silvia.

reuniao mercosul grande

O Dr. Mário Ferraro, que representa o Mercosul pelo CFO explica que, o processo é longo e demorado, pois ainda existem algumas dificuldades. “Em outros países, por exemplo, o profissional cirurgião-dentista é conhecido como odontólogo, mas o que demandará maior discussão serão as profissões de técnicos e auxiliares na áreada saúde, e, em especial na odontologia, tendo em vista que nem todas as profissões compatibilizam com os países membros do Mercosul. Essa proposta já foi encaminhada formalmente conforme os dados levantados pelo CFO e será agendada uma outra reunião para que seja novamente reavaliada”, completa o Dr.Mário Ferraro.

A próxima reunião ordinária do Fórum será realizada no dia 30 de maio, em Brasília. Já o SGT 11 saúde no Mercosul estará reunido com os países membros em Buenos Aires, entreos 17 e 19 de abril.

Fonte: Michelle Rocha Calazans / Assessoria de comunicação do Conselho Federal de Odontologia