A Odontologia brasileira é homenageada. Em sessão solene na Câmara dos Deputados, nessa última sexta-feira (5/9), em Brasília, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) foi homenageado por seus trabalhos prestados em prol da sociedade e de todo o cidadão brasileiro. Dia em que faleceu Madre Tereza de Calcutá, cinco de setembro foi intitulado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional da Caridade. O presidente do CFO, Ailton Morilhas, recebeu das mãos do deputado Federal (PSB / SP), Marco Aurélio Ubiali, representando o presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB / RN), um diploma de Menção Honrosa. “Essa homenagem é para todos os cirurgiões-dentistas que trabalham para o cidadão que mais necessita de atenção na saúde bucal. Essa homenagem é uma honra para a profissão”, afirmou o presidente do CFO, Ailton Morilhas.
Na oportunidade, a presidente do Instituto Mário Romañach, a cirurgiã-dentista, Márcia Romañach, componente da mesa, falou sobre a importância da odontologia na vida das pessoas que tanto necessitam de cuidados na saúde bucal. “As pessoas que já perderam seus dentes, não sorriem mais, e se não sorriem, não são felizes”. Afirmou Márcia.
composição da mesa estavam presentes, além do deputado Ubiali, a ministra Embaixadora do Paraguai no Brasil, Cynthia Filártiga Lacrix; o assessor especial de Assuntos Internacionais de Saúde do Ministério da Saúde, Alberto Keliman; a Superiora Provincial da Congregação da Caridade Madre Tereza de Calcutá no Brasil, Ir.Maria do Carmo e o secretário-geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Dom Leonardo Steiner. O evento também contou com a presença do assessor especial da presidência do CFO, Ermensson Jorge, o membro da Comissão Parlamentar, Nilo Celso Pires, o presidente da Comissão de Legislação, Messias Gambôa e os membros Adriana Paula de Andrade e Doriélio Barreto também da mesma comissão; e , ainda, o ex-presidente do CRO – RJ, Outair Bastazini.
Na solenidade os presentes assistiram a um vídeo sobre a pioneira Madre Tereza de Calcutá em seus diversos trabalhos em prol dos necessitados, dos pobres e dos indesejados, conhecida mundialmente e beatificada pela Igreja Católica em 2003. Considerada, por alguns, a missionária do século XX, fundou a congregação “Missionárias da Caridade”, tornando-se conhecida ainda em vida pelo cognome de “Santa das sarjetas”. Madre Tereza de Calcutá deixou para o mundo a mensagem de que “A caridade é o amor em movimento”, afirmou Dom Leonardo Steiner em seu discurso.
Foram homenageados, também, a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); o Instituto Mário Romañach, a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), a Federação Espírita Brasileira; o projeto Encontro de Família da igreja do Riacho Fundo, programa de jovens e adultos entre outros.
Comunicação do CFO