Pela primeira vez, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) realizou o Mapeamento de Processos junto aos setores da Autarquia. O objetivo é gerar ganhos de eficiência no fluxo de trabalho e melhorar o nível de satisfação dos profissionais da Odontologia. As ações foram iniciadas em novembro de 2019 com o desenho dos processos, elaboração de manuais, definição de indicadores de desempenho e treinamentos de capacitação.
No início da gestão, a Diretoria do CFO identificou a necessidade de compreender os processos da organização com o intuito de gerar maior celeridade na execução das atividades. A partir daí, a Quântica Empresa de Consultoria e Serviços foi contratada para realizar o Mapeamento dos Processos. O CFO também viabilizou estratégias de gestão para acompanhamento contínuo do desempenho dos processos e indicadores, considerando as melhores práticas do mercado e padrões existentes.
Segundo o Presidente do CFO, Juliano do Vale, o Mapeamento de Processos abrange benefícios aos gestores, aos colaboradores e, principalmente, aos profissionais da Odontologia. “O trabalho caminha para identificação e solução de problemas, bem como otimização do desempenho para controle e redução de custos. Essa visão sistêmica do funcionamento total agrega valor e maior ciência sobre a responsabilidade do papel social do CFO à categoria e à população”, ressaltou.
Para o Vice-Presidente, Ermensson Jorge, os ganhos obtidos por meio do Mapeamento de Processos são gerados tanto na área administrativa quanto na área finalística do Conselho. “A ideia de morosidade relacionada ao setor público cada vez mais cede espaço a uma gestão focada em eficiência e excelência. Cada etapa proporciona uma adequação da rotina profissional dos colaboradores, auxilia na definição de metas e na identificação de não conformidades dos processos para que desta forma possam ser revistos e melhorados continuamente” completou.
Desde o início dos trabalhos realizados pela empresa vencedora do processo licitatório, o CFO também contratou duas técnicas da área para acompanharem o desenvolvimento do manual de boas práticas de cada setor, para quando findar o contrato da empresa, esse avanço não seja interrompido, e essas técnicas possam dar sequência nas avaliações de metas e desempenho e façam o monitoramento do manual desenvolvido.
Por Michelle Calazans, Ascom CFO.
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