O Conselho Federal de Odontologia promoveu, nesta sexta-feira, dia 15 de abril, uma Assembleia Conjunta com os presidentes de todos os 27 Conselhos Regionais de Odontologia no Rio de Janeiro.
Na mesa de abertura, estavam presentes o presidente do CFO, Ailton Diogo Morilhas Rodrigues, o vice-presidente, Emanuel Dias de Oliveira e Silva, o secretário-geral, José Mário Morais Mateus, o tesoureiro, Leonardo Marconi Cavalcanti de Oliveira, além dos conselheiros federais efetivos, Ermensson Luiz Jorge, Mário Tavares Moreira Júnior, Outair Bastazini, Benício Paiva Mesquita.
Na abertura do encontro, o presidente do CFO agradeceu a presença de todos e, em especial, a colaboração do presidente do CRO-RJ, Afonso Fernandes Rocha, que participou da organização do evento. Em seguida, pediu que todos os presidentes dos CROs ali presentes confirmassem presença na próxima reunião conjunta, que deverá acontecer nos dias 14 e 15 de julho deste ano.
Na pauta de discussão, foram abordados assuntos de interesse comum entre os CROs e o CFO. Além de todos os conselheiros federais, marcaram presença ainda assessores e representantes do CFO.
A Assembleia Conjunta foi saudada pelos presidentes dos CROs como uma iniciativa fundamental do CFO para aproximar os CROs e ajudá-los a resolver problemáticas em comum a todos eles.
Na avaliação do presidente do CRO-MG, Arnaldo Garrocho, o Sistema Conselhos precisa de mais encontros como estes na medida em que “a reunião é importante porque é uma oportunidade de os CROs, que apresentam uma série de problemas em comum que precisam ser resolvidos, trocarem experiência e ajudarem-se a sanar esses problemas”.
“A discussão de temas em comum entre todos os conselhos é de vital importância. Cada conselho tem as suas particularidades, mas é importante que as diretrizes aconteçam sempre a partir do debate com cada conselho”, acrescenta o presidente do CRO-RN, Eimar Lopes de Oliveira.
Já o presidente do CRO-DF, Júlio César, diz que o encontro “é uma grande oportunidade de os Conselhos Regionais discutirem seus problemas e proporem soluções, pois, pela dinâmica dos trabalhos, creio que sairão daqui, hoje, grandes decisões sobre qual o melhor caminho deve ser tomado”.
Na avaliação do presidente do CRO-RS, Joaquim Cerveira, “as assembleias conjuntas são sempre muito relevantes por envolverem a participação democrática e responsável de todos os CROs que, junto ao CFO, encaminharão as principais decisões que dizem respeito à Odontologia”.
Vera Louzada Ferreira, presidente do CRO-AM, também acredita que a reunião seja importante por estimular a troca de informações e experiências entre os CROs. “Esse encontro é de fundamental importância porque é onde nós podemos discutir os problemas comuns a todos de modo que possamos apoiar e orientar-nos uns aos outros. Como somos um grupo grande, a perspectiva é de que consigamos sair com um norte bem definido para os nossos problemas”.