CFO prestigia trabalho de saúde bucal da APAE- SP

Membro do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Dr. Rubens Côrte Real, visitou, a convite, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São Paulo, nesta terça-feira, 20, o setor de Serviço de Apoio ao Envelhecimento, pioneiro nesse trabalho no país. Na ocasião, pelos excelentes serviços prestados à sociedade na área de saúde bucal, o CFO concedeu à instituição a Medalha Comemorativa de 50 anos da autarquia. O CFO contou com a parceria da empresa Oral B, representada pela assessora de relações profissionais, Andréia Moralis. “Parabenizo a APAE pelo relevante trabalho realizado para a sociedade, na área de saúde bucal”, afirma Dr. Rubens.APAE 03

A participação de todas as pessoas assistidas pela instituição foi intensa com a apresentação, realizada por eles, de um belo número de dança e uma animada roda de samba.

APAE 04

Andréia Moralis e Dr. Rubens presentearam com kits de higiene bucal as 115 pessoas, com idade entre 35 e 65 anos, de ambos os gêneros e de diferentes etiologias, assistidas pela instituição.  “É muito importante para a Oral B esta parceria com o CFO em poder, por meio do Conselho, chegar até a população levando mais benefícios a mais pessoas”, afirma Andréia. Sob a coordenação de Leila Castro, o serviço oferece várias atividades durante o dia, dentre elas, a escovação dental diária, administrada pela fonoaudióloga, Cláudia Lopes, dentro do programa de ações coletivas e individuais de prevenção e promoção de saúde bucal.

A APAE também presta serviços às famílias que acompanham as atividades da associação com informações, palestras e orientações sobre prevenção, por meio da higiene bucal. O objetivo é que as famílias deem continuidade, em casa, às atividades oferecidas na instituição no período diurno. A instituição vem desenvolvendo este tipo de assistência para a terceira idade, em São Paulo, porque nessa fase elas já não tinham a assistência da APAE mais voltada a crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual.

APAE 05

A pessoa com deficiência intelectual sofre o chamado “duplo estigma” que, além do envelhecimento natural já tão sofrido na sociedade, ainda tem a deficiência, que muitas vezes é deixada a parte pela falta de informação. “A pessoa com deficiência intelectual vem sendo assistida pela APAE durante a infância até a idade adulta, no entanto, existe essa dificuldade na fase de envelhecimento, onde entra o serviço da nossa área, que busca aprimorar o atendimento na área bucal porque é quando as pessoas têm problemas de mastigação, de alimentação pela perda de dentes, daí ser essencial a inclusão dessa fase de vida na sociedade com este tipo de serviço”, diz a fonoaudióloga da APAE, Cláudia Lopes.

O serviço é um projeto piloto da APAE, área de São Paulo, que a partir dessa experiência pretende disseminar o conhecimento, na área de promoção de saúde bucal, por meio de cursos, palestras e capacitação e incluir o serviço noutras APAEs. Segundo a coordenadora do serviço, Leila Castro, em 2010 o setor passou a ter uma equipe multiprofissional com geriatra, fonoaudióloga, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicóloga e assistente social, para que, cada vez mais, seja preservada a saúde e qualidade no apoio nessa fase de vida”, afirma Leila.

APAE 101Os participantes também assistiram, atentamente, à palestra dada por Dr. Rubens, que mostrou a importância da escovação e de uma higiene bucal bem feita, “Este trabalho de prevenção é fundamental para que essas pessoas mantenham sua saúde bucal, evitando assim bactérias e germes que possam vir a ser responsáveis por sérias infecções, caso a higiene bucal não seja feita adequadamente”, diz Dr. Rubens.

Um trabalho essencial é o da fonoaudióloga e voluntária, Maria Alayde Fernandes, que desenvolve essa atividade por mais de 15 anos, ”É muito gratificante poder trabalhar com essas pessoas, pois a gente vem aqui para ajudar e, no entanto, nós é que nos sentimos ajudadas, pelo muito que aprendemos aqui com eles, para a nossa vida”, afirmou Alayde, emocionada.

A instituição, que realiza um trabalho tão importante, precisa de doações. Quem pretender ajudar com doações e até mesmo ser um voluntário entre em contato pelo telefone (11) 5080700 e pelo e-mail:atendimento@apaesp.org.br.

A solenidade selou um trabalho sério realizado pelas instituições em prol da sociedade, valorizando ações de Odontologia, com benefícios ao cidadão.

Comunicação do CFO