CFO presente no XXVII CONASEMS

O CFO, em conjunto com representantes da ABO, FIO, FNO, CRO-DF e ABCD, marcou presença no XXVII CONASEMS e, paralelo, ao VIII Congresso Brasileiro de Saúde, Cultura de Paz e Não Violência, realizados em Brasília, entre 9 e 12 de julho.

Durante a abertura do XXVII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, garantiu que o governo federal investirá R$769 milhões na atenção básica. Na oportunidade, foram assinadas portarias que criam programas de avaliação das equipes de saúde e sistemas de pontuação para distribuição de recursos para o setor da saúde. “Estamos reestruturando o Sistema Único de Saúde, queremos dar um salto na qualidade da saúde pública nacional, onde atuaremos nas unidades básicas de saúde. O aumento do repasse inclui o Programa de Saúde da Família, que engloba a questão da saúde bucal”, explica o Ministro Padilha.

consasemsg

O presidente do CONASEMS e também cirurgião-dentista, Antônio Carlos Figueiredo Nardi, destacou a oportunidade ímpar para evolução da saúde pública nacional.

No segundo dia do evento, o presidente do CFO, Ailton Diogo Morilhas Rodrigues, integrou, juntamente com o coordenador nacional de saúde bucal, Gilberto Pucca, e o representante do CONASEMS, Nilton Vale, o painel “Saúde Bucal na Rede de Atenção à Saúde”. Os painelistas debateram sobre o papel da saúde bucal na rede de atenção.

Representando a categoria no stand odontológico da feira de exposições do Congresso, estiveram presentes o secretário-geral do CFO, José Mário Morais Mateus, os conselheiros federais Samir Najjar e Ermensson Luiz Jorge, a secretária municipal de saúde de Muniz Ferreira (BA) e membro da Comissão de políticas públicas do CFO, Evanilde Borges Viana, a conselheira do CFO e membro do Conselho Nacional de Saúde, Graciara Matos de Azevedo, o procurador jurídico, José Alberto Cabral Botelho, o membro da Comissão de políticas públicas do CFO, Gerdo Bezerra de Faria, o presidente da ABCD-DF, Reinaldo Maia, e o tesoureiro do CRO-DF, José Cleomir Tognonato Filho.

O encontro reuniu mais de 3.500 pessoas, entre secretários municipais de saúde, gestores, conselheiros, cirurgiões-dentistas e estudantes de Odontologia.