O conselheiro federal Benício Paiva Mesquita marcou presença na última reunião do ano da Câmara de Saúde Suplementar da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), realizada em 13 de dezembro, no Rio de Janeiro.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que também esteve presente no encontro, ressaltou a importância da saúde suplementar para a população brasileira e destacou o papel da Odontologia nesse setor.
Entre outros assuntos, foram debatidas diversas resoluções normativas da ANS que tratam especificamente da regulação desse setor, tais como: a obrigatoriedade da operadora de plano de saúde em disponibilizar para o beneficiário as razões pelas quais o procedimento solicitado foi negado; a garantia de atendimento de urgência e emergência com maior celeridade; e a importância do número do cartão do SUS nas carteiras dos beneficiários de planos de saúde.
Na ocasião, os representantes da Odontologia reivindicaram a inclusão de procedimentos odontológicos na agenda regulatória da saúde suplementar com base na Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Odontológicos (CBHPO).
Também foi proposta uma maior discussão por parte da ANS no que diz respeito à postura das operadoras quanto à remuneração repassada aos prestadores de serviço, o que certamente pode contribuir na melhor qualidade do atendimento dispensado aos beneficiários dos planos de saúde médico e/ou odontológicos.