Balanço e perspectivas de política de saúde para renais crônicos constaram da pauta de debates do Conselho Federal de Odontologia (CFO), que aconteceram nos dias 11 e 12 de dezembro, em Brasília. O assunto foi abordado na 252ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS).
A proposta é construir um novo formato de organização e desenvolvimento de uma linha de cuidado integral das Doenças Renais Crônicas DRC, por meio da revisão das propostas já existentes na Resolução 154 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que estabelece o regulamento técnico para o funcionamento dos serviços de diálise. A previsão é criar a Diretriz Clínica das DRC. ”Reafirmo nosso respeito e nosso compromisso em relação a esse tema, e destaco a vinda de representantes de associações que são, também, conselheiros de saúde, o que coloca a política de atenção à saúde dos renais crônicos como pauta de construção permanente nos Conselhos de Saúde”, afirma presidente do CNS, Maria do Socorro Leite.
O Conselho Federal de Odontologia é representado no Conselho Nacional de Saúde pelo Dr. Gerdo Bezerra de Faria e a Dra. Graciara Matos de Azevedo. “Mensalmente, o CFO esteve presente em todas as reuniões no CNS e contribuiu com as deliberações e as comissões específicas à saúde bucal. O compromisso do CFO segue na agenda de trabalho de 2014 para garantir a valorização da odontologia”, explica o Dr. Gerdo Bezerra de Faria.
A política de saúde da população negra e o enfrentamento ao racismo, preconceito e discriminação também foram discutidos. Além do balanço da política de promoção da saúde e as novas diretrizes para enfrentamento da epidemia de AIDS no Brasil.
A próxima reunião no CNS está agendada para 05 e 06 de fevereiro de 2014.
Fonte: Michelle Rocha Calazans / Assessoria de Comunicação CFO