O Conselho Federal de Odontologia esteve presente em Brasília, no dia 16 de junho, em reunião na Câmara dos Deputados por meio de seu assessor especial, Marcos Luís Macedo de Santana.
O encontro teve como tema principal questões relacionadas a recursos humanos na área da saúde pública nacional, tais como: certificação profissional, educação permanente, formação profissional, fixação de profissionais em locais de difícil acesso do território nacional, entre outros.
Em 14 de abril deste ano, foi organizada uma subcomissão especial, dentro da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara, para tratar do financiamento, reestruturação da organização e funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS).
O relator da subcomissão, Rogério Carvalho (PT/SE), apontou as atividades que serão desenvolvidas na área da saúde com base nas reuniões com as entidades da área da saúde pública. “Para o segundo semestre de 2011, pretendemos realizar a consolidação do relatório, apresentação de alguns projetos de lei e promover um grande seminário com todas as entidades e organizações da área da saúde. O ponto mais importante será a criação de uma câmara permanente de regulação do exercício profissional para definir a quantidade de vagas e profissionais em cada profissão”, explicou ele.
Já o presidente, João Ananias (PCdoB/CE), diz que primeiro serão apresentadas propostas que são de direito da população brasileira e depois o trabalho será em busca de orçamento compatível para realizar as atividades na área da saúde pública. Uma ideia compartilhada também pelo CFO, pois, conforme destaca Santana, o planejamento é o melhor caminho para continuar avançando na área da saúde bucal.