O Conselho Federal de Odontologia fez-se presente em reunião com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária no dia 30 de março, em Brasília.
A reunião foi um encontro preliminar à criação do CAT – Comitê Interinstitucional para Avaliação de Terapias Celulares. Na ocasião, foram debatidos assuntos como o reconhecimento de novas terapias, comercialização e regulamentação de produtos e serviços que possuam a presença de células, tecidos ou seus derivados.
O avanço das pesquisas básicas, pré-clínicas e mais recentemente com o início dos ensaios clínicos utilizando-se células-tronco originou uma demanda de regulamentação que atenda aos anseios da sociedade. Tal regulamentação permitirá que as terapias celulares possam se tornar acessíveis aos pacientes e aos profissionais, mas, igualmente, mantendo a segurança e respeito que lhes são devidos.
Representaram o CFO nesta atividade o presidente, Ailton Diogo Morilhas Rodrigues, o vice-presidente, Emanuel Dias de Oliveira e Silva, e a cirurgiã-dentista Moira Pedroso Leão.